Blog Lairce Cardoso

Chris Molognoni

PARA VOCÊ QUAL O SIGNIFICADO DA GRATIDÃO?

28 de agosto

Você já parou para pensar que o significado da gratidão vai muito além do gesto de agradecer?

A gratidão é muito mais que um sentimento, a gratidão tem se tornado um gesto cada vez mais presente na vida de todos. E isso é bom já que trata-se de uma atitude que traz bem-estar para quem a pratica.

A gratidão nos propicia vários benefícios que começam nos aspectos emocionais, fortalece os físicos e solidifica os financeiros.

Se você deseja ter uma vida feliz e próspera, é preciso ser grato por tudo que tem e recebe. Todos os dias temos inúmeros motivos para nos considerarmos gratos.

Porém muitas vezes nos esquecemos de agradecer não é mesmo? Tudo bem! Mas você sabia que a gratidão pode ser considerada um estilo de vida?

Pois se trata de um sentimento que pode fazer parte do nosso dia a dia ou ser aprendido com o exercício diário de enxergar e agradecer o que temos.

O bem estar gerado pela gratidão

Acredite, embora possa parecer estranho, mas para termos mais felicidade, é preciso primeiro sermos gratos.

A gratidão deve vir, no início, por meio das pequenas coisas, como por exemplo: o ar para respirar, o que comer, água quente para poder tomar banho, roupa para vestir, um corpo perfeito, um trabalho, família, amigos.

Contudo há centenas de outras coisas que ao longo de nosso exercício pelo agradecimento, se tornam cada vez maiores e faz com que a gratidão cresça exponencialmente.

Pesquisas constatam que pessoas mais positivas, alegres, amorosas e de bem com a vida, praticam com mais frequência a gratidão, e consequentemente atraem mais pessoas que,  também, buscam o bem-estar, para o seu redor.

Portanto uma pessoa com um coração grato afasta a negatividade e não se deixa derrubar pela primeira dificuldade que encontra.

Através da gratidão conseguimos inspirar a  confiança e a certeza de que diante de tantos benefícios recebidos, é  possível sim, enfrentar as dificuldades que aparecem e alcançar o que se necessita.

Semelhantemente as pessoas que são gratas também se preocupam com a felicidade dos outros, elas buscam ajudar e influenciar quem está à sua volta com sentimentos positivos que trazem a felicidade e o bem estar.

Esse apoio pode ser através da doação daquilo que o outro necessita ou até mesmo o apoio emocional.

Como exercitar a gratidão

O importante é criar uma rotina diária:

  • Comece logo pela manhã se espreguiçando abrindo bem os braços e agradecendo a oportunidade de um novo dia que se inicia;
  • Durante o seu dia, observe tudo ao seu redor com a finalidade de agradecer por tudo o que está vivenciando nesse dia;
  • Pegue um papel e uma caneta e liste tudo aquilo que aconteceu no dia que deve agradecer, até as dificuldades que você possa ter vivenciado;
  • Lembre-se das  pessoas a quem você pode estar grato porque lhe fizeram algo de bom ou simplesmente pelo fato de fazerem parte da sua vida;
  • Pense em todas as coisas que Deus ou o universo lhe concedeu no dia e todo o livramento recebido;
  • Lembre-se  das  situações adversas e veja que lições trouxeram para sua vida. Estes também são motivos para agradecer, pois fazem parte do seu amadurecimento e crescimento;
  • Lembre-se de tudo aquilo que te faz bem, que possui e que os menos favorecidos não têm a mesma sorte;
  • E algo muito sensacional! Crie o pote da gratidão e escreva todos os dias pelos menos três coisas ou situações que você é grato. Vá guardando nesse pote e no último dia do ano, abra cada papelzinho e leia. Você irá perceber que tem muito mais a agradecer que reclamar.

Este exercício irá te auxiliar a ampliar sua visão do quanto é importante ser grato e portanto ter mais motivos para agradecer. A gratidão gera frutos e benefícios e você passa a receber cada vez mais.

Alguns benefícios da gratidão

Melhores relacionamentos: ninguém gosta de ficar ao lado de alguém que reclama o tempo todo, isso acaba gerando um sentimento negativo.

As pessoas mais  gratas são mais alegres, dispostas, disponíveis e até mais educadas, com efeito conquistam mais amigos e relacionamentos saudáveis e duradouros.

Mente saudável: pensamentos negativos, de derrota e uma mente focada somente nas dificuldades só torna tudo pior e dão ao caos uma dimensão maior do que o real.

Já uma  mente grata gera pensamentos positivos, confiança e a certeza de que tudo colabora para o bem-estar, crescimento e felicidade, afastando assim os pensamentos depressivos e a ansiedade.

Mente sã, corpo saudável: Nós somos o que acreditamos ser, a nossa mente determina quem queremos ser o como queremos nos sentir. Cabe a nós definir qual o caminho escolher.

Quem tem a mente grata, saudável e confiante desperta o desejo de cuidar também do corpo, para que possa desfrutar de todos os benefícios de uma vida saudável.

A gratidão eleva a autoestima e consequentemente nos ajuda a melhorar nossa saúde física e mental.

Na minha opinião, Gratidão é uma carta de amor que enviamos ao universo!

Até mais!

https://gruposaojudastadeu.com.br/os-beneficios-da-gratidao-para-o-bem-estar-de-todos/

http://Chris Molognoni

@chrismolognoni

Veja também: https://laircecardoso.com.br/vc-completando/voce-ja-parou-para-pensar-no-que-significa-bem-estar/

Sobre o Autor: Chris Molognoni
Chris Molognoni

|

Eu sou uma paulista apaixonada por pessoas, viagens, esportes e principalmente estar com minha família. Desde a minha infância e com incentivo familiar sempre pratiquei atividade física, e essa paixão só intensificou minha vontade em me formar em Educação Física. A partir da minha formação sempre busquei as várias áreas da Educação Física e aproveitei todas as oportunidades que foram surgindo durante a minha vida. Me recordo com muito carinho das primeiras aulas de Educação Física Escolar ministradas até a Gestão Esportiva, o que me levou a me especializar em Gestão de Pessoas e Liderança, agregando com uma formação em Coach direcionado à Qualidade de Vida e Bem estar. Adoro estudar comportamento humano e poder ser uma ferramenta na mudança de comportamento das pessoas orientando na busca pela Qualidade de vida e bem estar.

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)