Blog Lairce Cardoso

Priscilla Cardoso

CORONAVÍRUS E OS CUIDADOS COM AS MÃOS

24 de agosto

Mãos ressecadas pelo uso de álcool gel e sabão precisam de cuidados!

A pandemia de coronavírus nos trouxe uma série de preocupações, cuidados e mudanças na nossa rotina e dia-a-dia, criando novos hábitos e um novo estilo de vida “normal”, que obrigatoriamente tivemos que incorporar à nossa realidade atual.

Uso constante de máscaras, isolamento social, higienização de compras de supermercado, higienização de sapatos antes de entrar em casa, limpeza constante de superfícies, maçanetas, objetos como o celular que tanto usamos, entre várias outras medidas.

Mas, a principal delas, a mais falada, a mais lembrada, a mais pedida é lavar e higienizar as mãos!! Brinco que 2020 foi o ano para lavar e lavar e higienizar as mãos e ponto; se não pudemos fazer ou aprender mais nada nesse ano pelo menos lavar e limpar bem as mãos nós aprendemos e, com muito saber..

Definitivamente o sabão nunca foi tão importante e o álcool gel passou a ser o amigo número 1 da saúde pública e da nossa saúde, claro!

Brincadeiras à parte, tanta lavagem e higienização, mesmo que necessária, podem ser também “danosas” à pele das nossas mãos. É natural que o excesso de álcool gel e sabão provoquem um ressecamento e como resultado poderão surgir tanto descamações quanto ardências nas mãos, visto que o excesso desses produtos retiram a camada protetora de gordura que temos na pele.

Quer saber como fugir ou diminuir esse problema?

Se liga nas dicas abaixo:

  • Procure por um álcool em gel 70% que já tenha “hidratantes” na formulação. Porque além de proteger, eles evitam também dermatites de contato irritativas que são muito incômodas. Elas surgem não porque exista uma alergia ao produto e sim porque o uso constante provoca irritações.
  • Sempre que estiver em casa, o uso de hidratantes também é recomendado, para aumentar a capacidade das mãos de suportarem a desidratação, além de repor a camada lipídica (gorduras) que são removidas na higienização.
  • Ainda sobre hidratantes, vale usar produtos específicos para a área das mãos. Assim, a fórmula agirá de maneira potencializada, pois seus componentes serão específicos para suprir e nutrir melhor a pele dessa região
  • Da mesma forma, em atividades domésticas e outras nas quais seja necessário utilizar produtos de limpeza que possam agredir ainda mais a pele, procure utilizar luvas.
  • Uso de filtro solar também é indispensável evitando o envelhecimento precoce das mãos e protegendo a região.

Seguindo essas dicas simples é possível minimizar os efeitos do álcool gel e do sabão, mantendo a pele menos irritada e hidratada.

Mas, vale sempre a pena lembrar que se as irritações persistirem, piorarem ou forem muito incômodas, é importante procurar um dermatologista para melhor avaliação.

Instagram: http://@mapricursos http://@pricardosofisio

Face: http://mapri cursos e Treinamentos

Veja também: https://laircecardoso.com.br/meditacao/meditacao-chuva-de-auto-compaixao/

Sobre o Autor: Priscilla Cardoso
Priscilla Cardoso

|

Fisioterapeuta dermatofuncional, especialista em eletroterapia e sócia proprietária da Mapri Cursos.

Comentários (1)

Rosaine Bezerra Responder

Em tempos de pandemia essas mensagens de orientação e cuidados é muito gratificante.

2 de setembro de 2020 at 19:30

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)