Blog Lairce Cardoso

Lairce Cardoso

O QUE É QUALIDADE DE VIDA PARA VOCÊ?

28 de abril

Numa entrevista exclusiva para o blog, o Personal Trainner Marco Aurélio fala da importância de atividades físicas para a melhoria de qualidade de vida, dos 8 aos 80 anos.

Meu nome é Marco Aurélio, nasci em Campinas, tenho 29 anos, casado, pai de uma menina recém nascida e sou apaixonado por esportes e a ciência do movimento. Por isso sou Personal Trainner.

Conte como começou seu interesse pela área de educação física?

Desde criança sou apaixonado por esportes. No início tinha intenção de ser jogador de futebol, mas como a maioria das crianças também não tive muitas oportunidades, então decidi me formar em educação física para ajudar crianças a terem essa oportunidade, aliás juntaria as duas coisas, ajudar crianças com o que mais gostava de fazer. Aposta certa.

Com o decorrer dos anos percebi que ser jogador de futebol era o menos importante e comecei a notar mas a grande carência pessoas de valorizar o desenvolvimento psicológico, motor e físico, então me especializei em fisiologia do exercício, para assim, ajudar a todos na busca de melhor qualidade de vida, pois isso sim faz toda diferença.

Hoje trabalho com aulas personalizadas, visando além do treinamento específico, melhores condições físicas, eliminação de possíveis dores e até doenças causadas, muitas vezes por falta de condicionamento físico. A ideia é aumentar a autoestima e fazer com que a pessoa viva melhor.

Qual o papel do Personal Trainner?

O papel do Personal Trainner, através de uma avaliação pessoal, respeitando o objetivo e as individualidades de cada um, traçar e oferecer um programa de treinamento específico com metas e planejamento, a fim de que a pessoa alcance o que veio buscar.   Acredito que o acompanhamento profissional faz toda diferença para o desempenho da pessoa.

Qual a diferença de se treinar em casa por conta própria ou procurar um bom acompanhamento de um personal?

Há muitos aspectos que mudam em treinar com um acompanhamento adequado. A primeira delas e mais importante é entender a questão fisiológica, biomecânica e bioquímica do organismo, podendo assim corrigir postura, para evitar lesões, acompanhar o progresso, visando o princípio de progressão de carga, fatores motivacionais e também o ponto em que vai aprendendo mais como o seu corpo funciona. Isso faz com que vai desenvolvendo mais, e isso um bom profissional fará, não só desenvolver os músculos, mas também os órgão e cérebro. Outro ponto é a organização e planejamento para alcançar os objetivos, pois quando se traça um plano fica muito mais fácil alcança-los, aliás, se não tem um plano, qualquer caminho serve.

Qual a importância da prática da atividade física na vida de uma pessoa? Quais os benefícios que a atividade física traz para a vida de uma pessoa?

O organismo sempre tentará se manter equilibrado, por isso ele se adaptará a todos estímulos que é dado a ele. Existe uma frase que gosto muito ” você é tudo aquilo que dá ao seu corpo”. E é exatamente isso que acontece. Seu corpo foi feito para se movimentar, se caso ele não se movimenta e fica parado, se adapta a essa condição e não terá mais sentido manter em funcionamento alguns sistemas existentes no corpo, e é aí que começa aparecer algumas doenças por falta de funcionalidade do sistema. Isso ocorre porque, não importa o que aconteça, o corpo vai sempre priorizar a funcionalidade do cérebro, então se não se alimentar bem e não se exercitar o organismo entende entende que necessitará manter a funcionalidade desses órgãos, pois não precisará deles, promovendo o acúmulo de gordura (para usar quando o cérebro achar necessário) e perda de músculo (maior consome de energia no organismo).

É como se comparasse a uma empresa (seu corpo) quando não tem mercadoria (alimento) e não tem cliente gastando (músculo) não tem o porquê ter funcionários (órgãos), então inevitavelmente a empresa vai a falência. E você não vai querer que sua empresa entre em falência. Não é mesmo?

Qual a diferença da atividade física e o exercício físico?

Atividade física é qualquer movimento realizado pelo músculo que tem gasto energético. O exercício físico é um conjunto de atividade programadas e sistematizadas, com intuito de chegar a um objetivo, e é exatamente esse o papel de um bom personal.

Qual a melhor idade para iniciar a atividade física?

Não há idade específica para realizar atividade física. Qualquer idade pode realizar, desde meses de idade até o final da vida, o que tem que ser respeitado porém é a individualidade de cada um e a idade de desenvolvimento motor do indivíduo. Importante deixar a atividade mais lúdica para cada grupo em específico, por conta de motivação.

Qual o tempo ideal para a prática da atividade física?

Vai depender muito do nível em que a pessoa se encontra, no tempo disponível dela e também do objetivo em que ela quer alcançar. Exemplo, tenho pessoas que treinam 30 minutos com o intuito de melhorar a qualidade de vida, já tem atletas que chegam a treinar 4 horas por dia. Depende de muitas variáveis. Se estiver iniciando aconselho a treinar pouco, de 20 a 30 minutos por 2 vezes na semana, e gradativamente vai aumentando o tempo e frequência de treino.

Qual o primeiro passo para quem quer emagrecer e está pensando em atividade física pela primeira vez?

Conscientizar-se que as coisas não acontecem do dia para a noite, as adaptações no organismo demoram, sim, um pouquinho. Então um treino consciente e determinado respeitando seu organismo é a melhor estratégia. E não existe exercícios milagrosos, o que faz diferença é a continuidade, a persistência, e claro, um treino bem programado, por isso procure um profissional habilitado para isso. Outro ponto também é uma boa alimentação. Alimentação adequada acompanhado de um bom treino sempre será um bom aliado para seu organismo, fazendo assim você consumir esses “baconzinhos” que sobra.

Muito se diz que os exercícios aeróbicos tem eficácia na queima de calorias. Qual a verdade por trás dessa informação? Existem outros exercícios que também são eficientes?

Na realidade pode se dizer que exercícios aeróbios consomem mais gordura para produzir energia, mas a quantidade de agentes que faz esse processo no seu corpo, podem ser pouco. Com isso pode se adotar outra estratégia que acredito ser mais viável. O músculo é o que mais consome energia no corpo, mesmo parado.

Isso mesmo! O músculo consome energia parado, então me parece ser uma boa ideia ter músculo. Não é?

 Outro ponto que pode ser analisado é aumentar esses agentes que o corpo tem para “pegar” a gordura para fazer energia, que esses por sinal tem que ser realizado atividade de alta intensidade. Mas cuidado, nem todas pessoas estão aptas para esse tipo de atividade, pois tem que estar com uma série bem estrutura e preparada para não gerar lesões e possíveis danos à saúde.

Nesse tempo de confinamento, porque é importante a prática do exercício físico?

Todas as pessoas que se contaminaram com esse vírus estavam com a imunidade baixa. O exercício faz exatamente o oposto, com um descanso adequado e alimentação balanceada ele aumenta a imunidade, sem contar nos benefícios citados anteriormente

Como você tem trabalhado neste período de confinamento?

Pensando nesse momento tão difícil para todos, decidi diminuir o valor do atendimento online que faço, para poder ficar acessível a todos, para que ninguém fique parado em casa.

Nesse atendimento faço igualmente o presencial, analiso todas as questões a serem melhoradas, objetivo e o que a pessoa tem em casa, aí ao invés de ir ao local, faço uma aula via vídeo chamada, e faço acompanhamento durante a aula inteira, dando dicas, corrigindo postura e agregando valores para a vida da pessoa.

 Caso a pessoa não tenha nada de equipamento, passo treinos focando apenas o peso do corpo.

É um treino específico e com acompanhamento profissional no conforto da sua casa e com a segurança necessária em que necessitamos no momento.

Qual a sua mensagem sobre a importância da prática do exercício físico?

Nesse tempo em que trabalho com pessoas já tive muitos relatos de melhorias na postura, evitando assim a conviver com dores, pessoas que abandonaram remédios de pressão alta, diabetes e pessoas que alcançaram objetivos em competições também, ou seja, o exercício só traz benefícios quando bem planejado.

Se o que deseja é ter uma vida mais saudável e melhorar autoestima, o exercício pode ser um grande aliado para você, afinal ” corpo são, mente sã”. Corpo e mente são os bens mais preciosos que você tem, pois sem eles não conseguirá evoluir e, apenas viverá esperando o tempo passar.

Viva mais, seja você um incentivador da vida para a sua família, pois o exercício é muito mais que só emagrecer ou ganhar músculo.

https://instagram.com/markiimmm https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5519991970750

Quer me conhecer melhor? Assista ao vídeo “Quem sou eu” https://www.laircecardoso.com.br/quem-sou-eu

Sobre o Autor: Lairce Cardoso
Lairce Cardoso

|

Nasci no berço da família Cardoso, na cidade de Paranapuã, no interior de SP no dia 15 de Julho de 1.963. Sou a nona filha do Senhor Libério e da Dona Lindaura.

Comentários (2)

Léo alvarenga Responder

O corpo não pode parar… exercício é TD de bom!!!? educador físico,uma das profissões mais lindas q tem.

28 de abril de 2020 at 20:11
Mari Responder

Muito esclarecedor…. Obrigada Marco e Lairce pelas informações, agora bora cuidar da nosso saúde!!!!!!

30 de abril de 2020 at 19:00

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)