Blog Lairce Cardoso

Lairce Cardoso

DIGA ONDE DÓI E SAIBA O MOTIVO

25 de maio

DIGA ONDE DÓI E SAIBA O MOTIVO.

Você já ouviu falar sobre as doenças psicossomáticas? Sabia que a saúde mental e física estão, sim, interligadas entre si, prejudicando o equilíbrio emocional e físico. Essa associação dificulta tanto o entendimento quanto o tratamento das causas das dores físicas.

Psicossomatização | Psicólogo em São Paulo

O que é uma doença psicossomática?

As doenças psicossomáticas são causadas por problemas emocionais, interligando a saúde emocional e a dor física. Em outras palavras, quando o sofrimento psicológico ultrapassa o limite da resistência, de alguma forma, causa ou até agrava uma doença física.

O seu desenvolvimento não é consciente e, por isso mesmo o diagnóstico não é tão simples, uma vez que que se trata de um processo de exclusão, ou seja, todas as outras possíveis causas devem ser investigadas e excluídas antes.  Também conhecido por transtorno de somatização, isto porque a pessoa apresenta inúmeras queixas físicas em diferentes locais do corpo, embora não exista uma doença física. Geralmente os sintomas intensificam quando a pessoa se encontra em situações de estresse ou pressão emocional muito intenso.

Quais as causas das doenças psicossomáticas?

Não existe uma causa exclusiva, depende muito da tendência pessoal e orgânica de cada pessoa, assim como a reação do seu organismo perante a certas condições ou situações de vida.  Ademais, outras doenças emocionais, como a depressão, ansiedade e estresse contribuem para o desenvolvimento do transtorno. Além disso existem outras causas que, muitas vezes, passam despercebidas também complicam a situação, como por exemplo:

  • Sobrecarga profissional;
  • Eventos traumáticos prévios (seja na infância ou na vida adulta);
  • Vítimas de violência psicológica, física ou sexual;
  • Sofrimento psicológico de qualquer tipo associado à dificuldade de falar sobre o assunto ou à tendência de se isolar socialmente.

Quais os sintomas?

Doenças Psicossomáticas e Somatizações

São vários os sintomas emocionais, se bem que os mais frequentes e conhecidos são:

  • Ansiedade;
  • Irritabilidade;
  • Impaciência;
  • Tristeza;
  • Falta de interesse nas atividades diárias;
  • Exaustão.

Por outro lado, os sintomas físicos mais frequentes incluem:

  • Dor e queimação no estômago, associado ou não à náuseas e vômitos;
  • Constipação ou diarréia;
  • Sensação de falta de ar e dor torácica;
  • Dores musculares;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Aceleração dos batimentos cardíacos;
  • Dores de cabeça;
  • Alterações na visão;
  • Coceira, ardência ou formigamento com aparecimento ou não de lesões de pele;
  • Queda excessiva de cabelo;
  • Insônia;
  • Dor ou dificuldade para urinar;
  • Mudanças na libido;
  • Dificuldade de engravidar ou alterações do ciclo menstrual.

Portanto, veja o que está por trás de seus dores físicas, afinal na grande maioria elas estão ligadas a uma situação emocional.

Dor de cabeça

Dor de cabeça constante pode ser causada pelo excesso de pensamentos negativos, reflexões e até de informações. Não só as pessoas, mais intelectuais como também as racionais demais, suprimem suas emoções e, por isso têm dores de cabeça. Igualmente também indica baixa autoestima, medo, excesso de autocrítica e alguns problemas ocultos, além de sentimentos sofridos como a de falta de amor.

Cabelo

Problemas de cabelo, como embranquecimento precoce, perda de cabelo e uma aparência sem brilho, indicam estresse, falta de perspectiva e desespero. O cabelo, especialmente o das mulheres, é um símbolo de vitalidade. Em muitos casos está relacionado com orgulho excessivo, ego enorme e rancor e podem surgir se a pessoa vive em constante medo e estresse.

Pescoço

O pescoço é a parte que conecta a razão (cabeça) e os sentimentos (corpo), de tal sorte que problemas na área do pescoço demonstram um conflito entre as duas partes, como se fosse uma ponte entre materialidade e espiritualidade. Problemas de pescoço são resultados da rigidez, que provoca o medo de virar a cabeça para ouvir a verdade que está atrás dela. Em outras palavras preferem ignorar a situação, ao invés de enfrentá-la. De maneira idêntica, a dor de garganta indica dificuldades em dizer “Sim” ou “Não”.

Olhos

  • Problemas nos olhos, como a miopia é o medo de lidar com o futuro e ignorância, assim como a hipermetropia é a dificuldade de viver o presente e de tomar decisões e agir. Já no daltonismo, os olhos não conseguem distinguir as cores e veem o mundo em tons cinza. Isso demonstra uma pessoa com incapacidade de ver a alegria nas coisas da vida. Por outro lado é muito importante identificar cor que é reprimida pela consciência, uma vez que o significado dessa cor, pode trazer uma informação valiosa para auxiliar no tratamento. Por sua vez a Glaucoma, significa que a pessoa está sofrendo por algo que ocorreu em seu passado, pois não consegue perdoar e aceitar eventos do seu passado.

Dentes

Pessoas indecisas, que não conseguem tomar uma decisão, tem dor de dente constantemente. Por causa do excesso de coisas que deve ser decidido por você, o medo de analisar a situação por conta própria traz os conflitos internos. Problemas com a mastigação demonstram que você não consegue digerir as circunstâncias. Os dentes na mandíbula superior refletem suas habilidades de tomada de decisão e os da parte inferior estão relacionados à sua responsabilidade. O lado esquerdo está ligado às questões pessoais, e o direito com questões sociais. Ao mesmo tempo, os problemas no lado esquerdo do corpo refletem questões relacionadas à mãe e ao passado, enquanto os do lado direito refletem problemas com o pai e no presente.

Boca

Problemas na boca frequentes, como por exemplo a estomatite, podem estar associadas a má conduta, ainda que seja, pelo seu julgamento de conduta . Assim como morder a língua é um castigo por falar demais, mas também morder as bochechas indica ansiedade e segredos ocultos. A boca é a parte do corpo que está associada com a aceitação de novas ideias, ou seja, qualquer problema nessa região está relacionado a problemas nesta esfera.

Lábios

Os lábios refletem a nossa sensualidade. Alguns de seus problemas internos podem estar somatizados em algumas das seguintes condições, mas seja como for lábios sempre demonstra a fragilidade da pessoa, reprimida ou não.:

  • Fissuras, normalmente a pessoa está presa no meio de sentimentos opostos.
  • Morder os lábios,  autopunição por demonstrar sensualidade.
  • Herpes é a mesma questão que a de morder os lábios, mas pior.

.

Costas

As costas simbolizam um pilar na vida, dessa forma o problemas nas costas indicam falta de apoio moral. A pessoa acredita que ninguém a ama ou sente necessidade de esconder o seu próprio amor. Se a pessoa perde a mobilidade, significa que ela não pode demonstrar seu amor às outras pessoas, se o problema for do lado esquerdo, ou ao mundo, se o problema está no lado direito.

Parte inferior das costas

A parte inferior das costas está relacionada a conflitos e culpa. Toda a atenção é atraída para o passado. A parte inferior das costas está associada aos bens materiais, dinheiro, parceiro (a), casa, filhos, trabalho, educação. A dor na lombar demonstra a necessidade possuir algo para ser mais autoconfiante, porém por algum motivo, simplesmente não consegue confessar isto. Como resultado, ela precisa fazer tudo por conta própria, carregar tudo nas costas.

Articulações

  • Bursite indica raiva acumulada, por causa do desejo da perfeição, não se permitindo ter sentimentos como ficar com raiva, o que acaba se acumulando nas articulações. Nesse sentindo artrite reflete o pensamento de que ninguém te ama e, geralmente ataca as pessoas justas e que são muito críticas sobre si mesmas. Aquelas pessoas que vivem tendo luxações frequentes indicam que podem ser sempre manipulada pelas demais. E, por fim Problemas no joelho demonstram orgulho, teimosia, medo reprimido e fraqueza.

Sobrepeso

A dificuldade de perder peso, por mais que a pessoa se esforce, tem fundo nos problemas internos. O corpo muitas vezes utiliza a gordura extra para se proteger do ambiente hostil ao seu redor. A pessoa com sobrepeso se sente indefesa diante da sociedade e da vida em geral. Além disso, o peso extra também significa desejos reprimidos de objetivos não atingidos. Por vezes, durante a infância e adolescência, as pessoas gordinhas sofrem bullying e provocações, trazendo influências para o resto da vida.

Canelas

Problemas nas canelas indicam conflitos interiores. É provável que seus ideais foram destruídos, talvez provavelmente queira algo que não está alinhado com os seus princípios. Dores nas canelas não nos permitem caminhar ou correr, desse modo, está associada com a dificuldade de pensar no futuro e a capacidade de seguir em frente.

Estômago

Por fim, problemas de estômago, como por exemplo a gastrite, já está comprovado clinicamente, que é causada por estresse e emoções negativas. Problemas de estômago significam que sua vida está incerta e, decerto você está sobrecarregado por desespero e falta de esperança. Assim sendo, úlcera estomacal está ligada a sentimentos de inferioridade, medo e insegurança. Também é causada pela irritação reprimida, com toda certeza se essas pessoas dissessem tudo o que pensam em voz alta, elas poderiam evitar esses tipos de problemas.

Não subestime as doenças psicossomáticas

Nossa mente pode gerar doenças: entenda como funciona a somatização -  20/08/2020 - UOL VivaBem

No momento em que há diagnóstico ou ainda que haja apenas suspeitas de uma doença psicossomática, é importante que se busque ajuda, a fim de evitar consequências ou agravamentos irreversíveis. Negligenciar essas situações, seja por dificuldade de buscar ajuda ou por achar que é normal, pode agravar os sintomas ou causar outras doenças físicas.

Medicações traz o alívio momentâneo dos sintomas, no entanto é importante que haja o acompanhamento para tratar das questões emocionais, que é onde, provavelmente está a raiz de toda questão. Compreender e ter o controle do impacto que as emoções no seu corpo é o primeiro passo para encontrar, de fato, a solução para a doença.

Como essas doenças podem ser prevenidas

A prevenção de doenças psicossomáticas envolve toda forma de ajuda para lidar com os problemas emocionais, não apenas através da psicoterapia mas também de medidas naturais, como meditação e fitoterápicos. Não só a prática regular de atividades físicas, como também uma alimentação saudável é fundamental para a promoção do bem estar e controle emocional. 

Se você se identifica com algum desses sintomas e está sob estresse ou sofrimento emocional, não hesite em pedir ajuda. Seja avaliado por um profissional especialista e descubra como tratar esses sintomas o quanto antes. 

Veja também https://laircecardoso.com.br/cafe-com-a-lairce/deixe-o-seu-coracao-ser-seu-guia/

Siga-me: http://@lairce_cardoso_ofc

Sobre o Autor: Lairce Cardoso
Lairce Cardoso

|

Nasci no berço da família Cardoso, na cidade de Paranapuã, no interior de SP no dia 15 de Julho de 1.963. Sou a nona filha do Senhor Libério e da Dona Lindaura.

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)