Blog Lairce Cardoso

Lairce Cardoso

COMO OS LOBOS MUDARAM O CURSO DOS RIOS

9 de setembro

Essa é uma história de como os lobos mudaram o curso dos rios. Uma simples ação pode surpreender e impactar tudo e à todos ao seu redor.

Essa semana assisti ao pequeno, mas extraordinário vídeo produzido pela Sustainable Man que aborda uma das grandes descobertas da biologia dos últimos 50 anos: a Cascata Trófica.

Tudo se deu porque caçados impiedosamente por suas peles e má reputação, os lobos foram extintos no Parque Yellowstone, nos Estados Unidos, e ficaram ausentes por 70 anos.

Sem os lobos, os veados, cervos, alces e gamos cresceram sem controle e houve significativa redução da vegetação dos campos e vales. Por conseguinte, essa ação impactou sobremaneira os rios da região.

O filme aborda a refaunação dos lobos no Parque Yellowstone em 1995 e o quanto esse evento modificou a vida e o comportamento das outras espécies. Mostra, inclusive, a reconstituição do ecossistema com a regeneração da vegetação dos campos e vales.

Quando os lobos foram reintroduzidos no parque em 1995, passaram a matar os veados para se alimentarem e estes ficando em menor número, para fugir dos seus predadores mudaram seu lugar de sobrevivência. Com isso, eles mudaram o lugar de suas pastagens, então a vegetação e as florestas voltaram a crescer no parque.

Quando as florestas voltaram a crescer, muitas outras espécies voltaram para o Parque Yellowstone. E, surpreendentemente, constatou-se que até os rios passaram a ter maior fluidez e estabilidade em seu curso.

Por causa dessa resposta à volta dos lobos ao Parque, todas as espécies, inclusive os próprios ursos foram beneficiados pela fauna novamente reconstruída.

Mas porque estou contando essa história?

Só para ilustrar, comparando o Parque Yellowstone com nosso jeito de ser, dá para perceber como nossas ações impactam diariamente na vida de outras pessoas ao nosso redor.

Em algum momento de sua vida, você já parou para pensar se, aquela única causa que você atribui às dificuldades mais complexas de sua vida é realmente a causa?

Já parou para analisar se as causas atribuída à quaisquer dores que esteja sendo difícil na sua vida, é aquela que sempre acreditou ao longo de sua vida?

Olhando para o Parque Yellowstone, vemos que até os rios mudaram o seu curso respondendo à ação dos lobos. Portanto, fica fácil compreender que tudo está conectado ao meio que nos cercam. Especialmente nós! Fica ainda mais evidenciado o quanto nós, seres humanos, somos seres multicausais.

O que isso tem a ver conosco?

Os nossos comportamentos estão ligados à muitas causas, pessoas e emoções que nos rodeiam. Assim é impossível afirmar que uma atitude, boa ou ruim, é resultado de uma única causa. Quando olhamos para a vida inteira, como um todo, compreendemos quanto afetamos e, somos afetados, por outras pessoas.

Assim fica mais fácil similar que a mudança de um simples comportamento no nosso jeito de ser, pode impactar um monte de acontecimentos e mudar todo o resto ao seu entorno.

Pode ser um hábito novo, novo olhar para sua postura interna, uma palavra dita de forma diferente, um gesto silencioso quando não precisa de verbos.

Então, pensando no bem que poderá consagrar ao seu redor, te convido a escolher um comportamento que possa mudar, reintroduzir ou introduzir na sua vida, algo que ao modificar poderá afetar tudo ao seu redor.

Você topa?  Experimente!

E observe as cascatas de transformações que sua atitude impactará na vida das pessoas à sua volta, independentemente do tamanho dessa volta.  Observe, também, o bem estar que essa mudança trará aos seus dias.

Vou deixar aqui o vídeo original sobre essa fantástica experiência.

Abra sua mente e seu coração para assistir essa maravilhosa história, onde certamente a mão de DEUS se faz presente.

Veja também : https://laircecardoso.com.br/meditacao/meditacao-refugio-na-sua-presenca/

Me siga no instagram http://@lairce_cardoso_ofc

Sobre o Autor: Lairce Cardoso
Lairce Cardoso

|

Nasci no berço da família Cardoso, na cidade de Paranapuã, no interior de SP no dia 15 de Julho de 1.963. Sou a nona filha do Senhor Libério e da Dona Lindaura.

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)