Blog Lairce Cardoso

Lairce Cardoso

UMA MULHER INVEJAVELMENTE PODEROSA

28 de setembro

Essa acabo de tirar do fundinho do baú, e para maravilhar a todos, deixo-as com a maravilhosa história de Helena Schargel. Sexy e poderosíssima aos 79 anos de idade.

A experiência de vida pós-aposentadoria de Helena Schargel é um exemplo que todas as mulheres maduras deveriam conhecer, porque como bem disse ela: todas nós, todos nós, temos um pouco de conhecimento e um pouco de criatividade.

Simplesmente ousada

Desde a primeira vez que vi esse vídeo, tomei de amores por essa fantástica mulher. Realmente fiquei sem fôlego ao assistir àquela mulher de voz tão suave, tão feminina em seus gestos e jeito de falar, surpreendendo a todos, com tanta feminilidade, inteligência e bom humor. 

Helena Schargel é uma mulher de quase oitenta anos, aposentada depois de uma vida inteira de trabalho no setor da confecção de moda.  Depois de fazer muuuuuita terapia, muuuuuito pilates (como ela mesmo conta), desesperou-se ao descobrir que estava vazia, completamente “sem tesão”. 

Foi então que ao descobrir que tinha murchado e toda sua vida estava escorrendo por entre seus dedos, tomou a coragem de, não apenas abrir-se para a busca de seu autoconhecimento, mas também dar um espaço a sua ousadia.

Ousadia que veio depois de encontrar as respostas que precisava, por isso foi brilhante ao dar asas à sua imaginação e, acertadamente fazer uma das mais felizes escolhas que sua vida pedia naquele momento.

Em outras palavras, por causa da aceitação de que não estava feliz, mofando seus dias com a ociosidade que tomava conta dela, deu-se origem a uma revolução em sua vida.  Como resultado ela idealizou e realizou, com quase 80 anos, um projeto maravilhoso: uma coleção de lingerie para mulheres maduras. Chiquérrima. Linda! E, adivinhem!

Ela voltou a viver, porque como ela mesma disse precisou relembrar: “Hello! Você está viva, você pode tudo!”

Verdade. Pensando bem, ela tem toda razão: nós realmente podemos tudo. Basta, tomar consciência disso e, se for preciso, relembrar todos os dias.

Isso tudo ela conta em uma entrevista para TEDxSão Paulo que você precisa assistir. Ontem, de preferência.

Pense! Agora. O que você quer, de verdade?

Mas antes eu queria pedir uma coisa: pare e pense como você se vê quando tiver a idade dela? O que você quer estar fazendo? Onde você quer estar? Com quem? Quais os PROJETOS que você estará idealizando ou realizando no seu dia a dia?

Helena Schargel certamente é uma mulher muito à frente do seu tempo. Ela trabalhou durante muitos anos, de tal forma, é bem possível que isso talvez tenha possibilitado protagonizar essa linda virada.

Mas como fica muito claro em toda a sua história: a grande inspiração não foi o passado, mas sim o seu momento “presente”. Não foi todo o seu conhecimento, mas sim a conscientização de que precisava fazer alguma coisa para mudar, pois sua vida estava uma chatice.

Ela até cita Einstein para reforçar que a criatividade é mais importante que o conhecimento. Desse modo, fica muito evidente em sua entrevista, que sua inspiração só teve sucesso, uma vez que ela deu espaço para a criatividade, amor e respeito pela vida.

Com toda a certeza, todo o seu conhecimento, ajudou-a a abrir as portas, mas isso não foi a mola propulsora.

Tudo só foi possível no momento em que ela compreendeu que as respostas que buscava estava dentro dela mesma. Na busca de novos caminhos ela simplesmente foi fundo na busca de seu autoconhecimento, para entender como se sentia e o que queria da vida. Entendeu o que estava sentindo. Aceitou. A transformação foi apenas o resultado de ouvir-se.

Ouvir-se: aí está a solução

É isso! Quando tomamos a consciência de que estamos vivos, somos donos de nossa vida, nós podemos tudo. Parece tão lógico! Se podemos para menos também podemos para mais. A distância é a mesma, por isso tudo é uma questão de decisão. A decisão de qual rumo quer tomar.

Afinal de contas, por mais que o momento que está atravessando seja difícil, sempre há uma escolha, e a direção que a vida vai tomar, dependerá exclusivamente dessa escolha.

Um pouquinho sobre mim

Porque essa incrível mulher é uma fonte de inspiração pra mim. Guardando as devidas proporções, nossas histórias de vida, tem muito em comum. Depois de atravessar uma fase muito delicada, em todos os setores meu viver, a vida me deu uma grande chacoalhada do tipo: acorda, você tem muito potencial para viver na invisibilidade.

Por fim, depois de uma faxina muito grande na minha pessoa, e de decisões difíceis e doloridas mas, absurdamente necessárias, surgiu uma nova mulher chamada Lairce.

Uma mulher que resolveu reinventar-se aos cinquenta e seis anos de idade, física, mental e psicologicamente. Uma mulher que aprendeu que priorizar a necessidade de ser feliz, não é egoísmo, é vida!

Conto um pouquinho desses sentimentos malucos que tomaram conta de minha mente, nesta matéria que está aqui no blog https://laircecardoso.com.br/pedacos-da-vida/a-coragem-de-ser-imperfeita/

Ajustando o meu propósito de vida

Atualmente sou Terapeuta Complementar e Consteladora Sistêmica e trabalho tanto com crianças e adolescentes quanto com adultos. Como terapeuta meu principal objetivo é contribuir com a melhora comportamental, auxiliando o paciente a encontrar o caminho do autocuidado e autoconhecimento.

Então, se você se percebe que deve dar mais atenção a sua saúde mental e emocional de um modo geral, saiba que a terapia sistêmica é um grande apoio.

Especialmente nos processos de autoconhecimento, a terapia poderá te ajudar a ter mais consciência sobre suas questões que causam sofrimentos, recuperando assim seu bem estar, auto estima e, até mesmo o resgate de si mesmo.

Contar com ajuda de um profissional não é sinal de fraqueza, portanto, se você passa por alguma situação difícil neste momento, não se faz necessário passar por tudo sozinho(a).

Além disso, a ajuda de um profissional qualificado, poderá te ajudar a atravessar esse processo de maneira mais leve.

Por isso, dê-me a oportunidade de mostrar como a Terapia Sistêmica poderá ajudá-lo nos diversos seguimentos de sua vida. Agende um horário e venha tomar um café comigo, é provável que aqui você se liberte de suas amarras.

PARA MAIS DICAS, VISITE MINHA PÁGINA NO INSTAGRAM: http://@lairce_cardoso_ofc

Sobre o Autor: Lairce Cardoso

|

Nasci no berço da família Cardoso, na cidade de Paranapuã, no interior de SP no dia 15 de Julho de 1.963. Sou a nona filha do Senhor Libério e da Dona Lindaura.

Comentários (3)

Thamara Responder

Maravilhosa… é uma inspiração… e só prova que idade é uma consequência dos anos vividos … e que com a maturidade é mais que possível vivermos de maneira plena e Feliz… idade é sinônimo de experiência… e velhice é sinônimo de rabugisse … kkkk.
Beijos beijos

16 de outubro de 2019 at 19:58
    Lairce Cardoso Responder

    De fato, essa mulher é uma grande inspiração.

    22 de outubro de 2019 at 13:19
    Lairce Cardoso Responder

    Essa mulher é uma grande inspiração pra mim. Apaixonada por ela.

    11 de março de 2021 at 13:09

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)