Blog Lairce Cardoso

Lairce Cardoso

VIVER ULTRAPASSA QUALQUER ENTENDIMENTO

16 de novembro

Fotografias em preto, branco, vermelho

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. (Clarice Lispector).

Bati os olhos nessa frase, e então parei imediatamente o que estava fazendo, me desliguei de tudo ao meu redor e fiquei pensando no impacto que essa frase causou em mim, naquele instante. Que coisa louca! É verdade, viver ultrapassa qualquer entendimento.

A vida é mesmo feita da somatória das idas e vindas, da somatória das nossas escolhas, das coisas que levamos adiante e das que deixamos para trás.

É a somatória dos ensaios e todos os roteiros que atuamos, tanto os guiados quanto os afastados pelo destino. É a somatória de todas as paixões: por pessoas, lugares ou idealizações. A totalidade dos tropeços e recomeços, dos pés no chão ou da cabeça no mundo da lua.

Também é a soma de todas as fantasias. Sim porque, meus amigos, pensam no que seria a vida sem fantasia. Seria terrível viver sem a possibilidade de fechar os olhos e imaginar o que você quiser imaginar.

Até pular corda no mesmo lugar que o homem colocou os pés, pela primeira vez, na lua. Porque não?

Viver é isso

A coragem de desafiar a todos com sua opinião e atitudes revolucionárias, chutar o balde e não ter medo de depois juntar os cacos, se preciso for.

Viver, não é fácil não. Tem que ter a disposição de acreditar nos sonhos, ainda que mutantes, para manter seu castelo em pé. Mas acima de tudo, viver é uma honra. Já pensou na possibilidade de não ter nascido, de simplesmente não ter existido?

Por isso, viver é respirar sem culpa. É estar no meio de uma família cheia de dilemas, é uma interminável vigília para manter todas os preceitos dos afetos vivos dentro de um coração elevado.

Tudo bem ter defeitos, surtar de vez em quando e ter que dedicar um tempo a cuidar da ansiedade. Só não dá para esquecer que a vida é a maior sociedade anônima do mundo. Cabe a cada um mantê-la no lucro, assim como cuidar diariamente para evitar que ela vá à falência.

Bem viver é exatamente a capacidade de reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. É deixar de ser vítima por causa das questões que, por ventura, surgirem no caminho e ter a coragem de se tornar autor de sua própria história.

A vida pode sim, ser maravilhosa, se aprendermos a não ter medo dela.

Fico a pensar que não há ninguém igual a mim. Desde o ensino fundamental que eu sei que há bilhões de habitantes da terra e, que nenhum deles tem a mesma digital que a minha, tampouco tem um DNA igual ao meu.

Isso significa que por alguma razão eu nasci e vim parar neste tempo da história e neste espaço do universo, por isso minha existência tem que ter um sentido.

Tudo existe por uma razão, por um propósito, assim também eu tenho o meu propósito. Se a lógica ou a ciência não me provam isso, toda a minha alma sim e, todos os dias me lembra disso, quando abro meus olhos pela manhã.

Toda vida tem um sentindo

Desconto Respirável Tênis De Corrida Para Homem Preto Branco Esporte De  Tênis De Homens Tênis Zapatos Corrientes De Verano Vermelho Chaussure Homme  De Marca | Tênis > www.doncastellana.pt

Minha vida tem um sentido e ele é especial e único e, só cheguei a esta conclusão, porque em algum momento tive a ousadia de pensar que minha vida não era importante, que minha história não fazia diferença.

Mas na busca por mim mesma, pude compreender que desde o dia em que eu fui concebida, de alguma forma comecei a mudar o mundo ao meu redor.

A vida da minha mãe mudou, do meu pai, da minha família, das pessoas que me conheceram quando eu era apenas uma bebezinha.

Todas essas vidas mudaram com a minha chegada. Sim, foram muitas mudanças, umas mais alegres, outras mais difíceis, é bem verdade, mas todas mudanças.

Toda existência

Ainda durante toda a minha existência, com toda a certeza provoquei algum impacto na vida de alguém, até daqueles que não nutrem nenhum bem querer por mim, ainda assim, sei que represento algo para eles.

Portanto se minha vida fez diferença até agora, ainda que não desse o verdadeiro valor que deveria, é muita estupidez acreditar que viver é apenas passar por ela sem deixar uma marca registrada na humanidade.

Por isso analisando tudo isso, me dei conta que ter vida plena, ou seja viver bem, tem mesmo que ser perturbador, tem que colocar nossos anjos e demônios enlouquecidos, tentando se equilibrar entre nossa raiva, orgulho, estima ou total desprezo.

Viver é sentir o tempo todo o coração acelerado, batendo na boca, como se estivéssemos numa montanha russa em constante movimento, porque o que não te faz mover um músculo, estremecer, suar frio, desatinar, não merece ter sequer uma linha na sua biografia.

Pense qual o sentido da monotonia. No tédio até a respiração é pesada, sofrida e sem sentido.

Então, acho que é isso que significa ultrapassar qualquer entendimento sobre a vida.

Um pouquinho sobre mim

Depois de atravessar uma fase muito delicada, em todos os setores meu viver, a vida me deu uma grande chacoalhada do tipo: acorda, você tem muito potencial para viver na invisibilidade.

Por fim, depois de uma faxina muito grande na minha pessoa, e de decisões difíceis e doloridas mas, absurdamente necessárias, surgiu uma nova mulher chamada Lairce.

Uma mulher que resolveu reinventar-se aos cinquenta e seis anos de idade, física, mental e psicologicamente. Uma mulher que aprendeu que priorizar a necessidade de ser feliz, não é egoísmo, é vida!

Conto um pouquinho desses sentimentos malucos que tomaram conta de minha mente, nesta matéria que está aqui no blog https://laircecardoso.com.br/pedacos-da-vida/a-coragem-de-ser-imperfeita/

Ajustando o meu propósito de vida

Atualmente sou Terapeuta Complementar e Consteladora Sistêmica e trabalho tanto com crianças e adolescentes quanto com adultos. Como terapeuta meu principal objetivo é contribuir com a melhora comportamental, auxiliando o paciente a encontrar o caminho do autocuidado e autoconhecimento.

Então, se você se percebe que deve dar mais atenção a sua saúde mental e emocional de um modo geral, saiba que a terapia sistêmica é um grande apoio.

Especialmente nos processos de autoconhecimento, a terapia poderá te ajudar a ter mais consciência sobre suas questões que causam sofrimentos, recuperando assim seu bem estar, auto estima e, até mesmo o resgate de si mesmo.

Ademais, contar com ajuda de um profissional não é sinal de fraqueza, portanto, se você passa por alguma situação difícil neste momento, não se faz necessário passar por tudo sozinho(a).

Além disso, a ajuda de um profissional qualificado, poderá te ajudar a atravessar esse processo de maneira mais leve.

Por isso, dê-me a oportunidade de mostrar como a Terapia Sistêmica poderá ajudá-lo nos diversos seguimentos de sua vida. Agende um horário e venha tomar um café comigo, é provável que aqui você se liberte de suas amarras.

PARA MAIS DICAS SIGA-ME NO INSTAGRAM: http://instagram.com/lairce_cardoso_ofc

Sobre o Autor: Lairce Cardoso

|

Nasci no berço da família Cardoso, na cidade de Paranapuã, no interior de SP no dia 15 de Julho de 1.963. Sou a nona filha do Senhor Libério e da Dona Lindaura.

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)