Blog Lairce Cardoso

Priscilla Cardoso

VINHOTERAPIA: BELEZA & SAÚDE

2 de outubro

Você já ouviu falar sobre a Vinhoterapia e os seus benefícios para a beleza e a saúde? Então, te convido a desfrutar essa incrível experiência e provar das delícias que promove à sua beleza e saúde.

Um verdadeiro SPA para a sua pele.

Sou consumidora e fã total desta bebida que, do meu ponto de vista é deliciosa e até mesmo relaxante, se consumida com moderação, é lógico . Suas distintas formas de apresentação, combinações e sabores podem agradar aos mais diversos paladares e ser usado e harmonizado com os mais diferentes pratos ou ingerido sozinho, claro.

O vinho, no entanto, apresenta outros benefícios, além dos prazeres da degustação. Quando consumido de forma  moderada (uma taça por dia), auxilia na prevenção e risco de doenças cardiovasculares, conforme já publicado em inúmeras pesquisas.

Agora, você já ouviu falar em vinhoterapia?

Na área de beleza e estética o uso do vinho ou mais especificamente dos compostos da uva, tem sido amplamente utilizado a favor da beleza, através da técnica denominada vinhoterapia.

 Com propriedades termogênicas (que ajudam a queimar gordurinhas), o vinho tinto possui uma diversidade de substâncias benéficas aos tratamentos estéticos, mas aqui ganha destaque uma conhecida como polifenol, um potente antioxidante e “destruidor” dos radicais livres.

Para quem não sabe sobre o que estou falando e, quem são os indesejáveis radicais livres eu explico melhor: de todo o oxigênio que respiramos 95% é aproveitado para gerar nossa energia vital, os 5% restantes, no entanto são transformados em formas tóxicas de oxigênio, denominamos essas formas tóxicas de oxigênio de radicais livres.

, que também podem ser obtidos através de outras fontes, tais como:

Quais outras fontes tóxicas de oxigênio?

  • Sol em excesso: Provoca o fotoenvelhecimento, com aparecimento de flacidez da pele, rugas e manchas. Recomenda-se fortemente o uso de filtro solar e exposição moderada ao sol sem exageros.
  • Alimentos com agrotóxicos: Cada vez mais frisamos a importância do consumo de orgânicos e higienização bem feita de frutas, legumes e verduras principalmente… Os agrotóxicos e os aditivos químicos presentes nos alimentos estimulam a oxidação das células e provocam o envelhecimento precoce e outras doenças.
  • Cigarro: Um grande inimigo da saúde e da beleza. As substâncias presentes no cigarro também estão relacionadas ao excesso de radicais livres no organismo. Esses fatores externos podem piorar a oxidação ou o estresse oxidativo e ocasionar problemas como doenças degenerativas e autoimunes, o envelhecimento precoce e a inflamação das células. Repare bem na qualidade da pele de um fumante: pele pouco oxigenada e bem marcada, especialmente ao redor dos lábios e dos olhos…
  • Poluição: Os poluentes ambientais, quando entram em contato com o nosso aparelho respiratório, estimulam ainda mais a produção de radicais livres, devido a sua alta concentração de oxidantes. O aumento dessas substâncias pode provocar inflamação no sistema respiratório caso não ocorra a neutralização das mesmas pela ação dos antioxidantes.

Como vimos, esse oxigênio tóxico é terrível  à saúde da nossa pele e organismo pois envelhece e provoca as temíveis rugas. Pois bem, os polifenóis do vinho tinto agem como antioxidantes.

E o que são antioxidantes afinal? Trocando em miúdos antioxidantes reagem e neutralizam a toxicidade dos radicais livres ,  auxiliando na desintoxicação do organismo.

São inúmeras as formas de utilização da vinhoterapia na estética:

Como assim, banhos?

Isso mesmo, na área corporal podem ser feitos banhos de imersão e pode apostar, os efeitos são múltiplos – relaxante, revitalizante, desintoxicante, acalma os músculos e deixa a pele macia.

Além disso, ainda pode-se utilizar cosméticos como cremes para massagens, enfaixamentos através de bandagens molhadas em solução de vinho tinto e sais associados à manta térmica. Além de desintoxicar, esses  tratamentos aceleram a termogênese, facilitando a redução de medidas, gordura localizada e celulite.

Na área facial, também?

Sim, os milagres da vinhoterapia na área facial também são sensacionais e pode ser aplicada através de:

  • Peelings iluminadores que estimulam a renovação celular com esfoliantes à base de vinho promovendo a revitalização e auxiliando no clareamento de manchas.
  • Pode-se também utilizar máscaras antioxidantes com polifenóis nos tratamentos de rejuvenescimento facial.

As possibilidades são muitas e podemos encontrá-las em SPAS, clínicas e centros estéticos . Vale a pena conhecer e experimentar afinal os benefícios vão muito além da degustação de uma boa taça de vinho tinto.

Veja também: /https://laircecardoso.com.br/vc-completando/coronavirus-e-os-cuidados-com-as-maos/

Visite o Insta: http://@lairce_cardoso_ofc

Sobre o Autor: Priscilla Cardoso
Priscilla Cardoso

|

Fisioterapeuta dermatofuncional, especialista em eletroterapia e sócia proprietária da Mapri Cursos.

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)