Blog Lairce Cardoso

Lairce Cardoso

UMA INTOCÁVEL HISTÓRIA DE AMOR

18 de dezembro

Uma intocável história de amor. Com toda certeza, é disso que o filme Intouchables ou Intocáveis (título no Brasil) retrata quando contou a real história de amizade entre o empresário Philippe Pozzo di Borgo e o argelino Abdel Yasmin Sellou.

Tacilda Aquino, página 1 | Acervo da Revista Bula

Philippe (interpretado por François Cluzet) é um aristocrata branco, rico e extremamente culto que ficou tetraplégico depois de sofrer um acidente. Preso em sua cadeira de rodas, o aristocrata é totalmente dependente de outras pessoas, inclusive para as tarefas básicas como comer e tomar banho.

Driss (vivido por Omar Sy) é um imigrante senegalês, negro e com uma série de problemas financeiros e pessoais e familiares.

Acreditar no acaso

Contrariando todas as probabilidades o caminho dos dois se cruza quando Philippe, decide contratar um novo cuidador. Mesmo sem nunca ter trabalhado na função, Driss, que precisava de um emprego por estar na condicional, resolve se candidatar à vaga. O milionário cansado de conviver com profissionais experientes, mas que tinham para com ele um olhar de pena, resolve quebrar o protocolo e fazer uma experiência de um mês com Driss, para o desespero de sua assistente e todos os empregados de sua mansão, que temem pela sua segurança do patrão.

Driss é bastante desajeitado no início, mas aos poucos aprende a função. Por outro lado Philippe, começa a se afeiçoar ao rapaz, que ao contrário dos auxiliares anteriores não o trata como um pobre coitado. Ao mesmo tempo que, em muitas ocasiões o cuidador esquece da deficiência de Philippe, este aprende a confiar cada vez mais no rapaz. Assim, inesperadamente nasce uma amizade muito improvável entre os dois.

Os Intocáveis abre nossos corações para o amor e a reciprocidade. Eles discutem, discordam, mas vão aos poucos se tornando cúmplices da vida, desnudos de qualquer forma de julgamento ou de outro interesse senão, o desejo de serem amigos leais.

1

As diferenças entre os dois homens são enormes, entretanto algumas semelhanças começam a surgir, como a paixão de ambos pela música. Eles começam a trocar experiências. Perto de Driss, Philippe, que vivia de mau humor, começa a se soltar e a rir mais. Já Driss é apresentado ao mundo da alta sociedade e, mais do que um simples funcionário, torna-se confidente e amigo de Philippe.

Compaixão, não pena

Em nenhum momento Intocáveis apela para o melodrama. O diretor não coloca os protagonistas como coitados, nem Driss por sua posição social, tampouco Philippe pela deficiência. Pelo contrário, apesar da fragilidade dos dois, mostra a força que brota do interior de cada um. Além disso, apesar da situação traumática, as cenas vividas no filme vão te arrancar boas risadas.

Os Intocáveis': o valor terapêutico da amizade ensinado no filme |  Horoscopo Etc | Gshow

De forma divertida, o longa nos estimula a olhar, além do que os olhos podem enxergar. Incentiva a observar as pessoas sob outras perspectivas, despir-se de meros julgamentos ou ideias preconcebidas. E, acima de tudo nos faz refletir sobre as nossas próprias limitações e barreiras.

O filme bateu o recorde de bilheteria na França em 2011, com cerca de 30 milhões de espectadores. Além disso, atuação dos dois atores é impecável e a trilha sonora é um show a parte, especialmente por nos presentear com belas melodias clássicas. Intocáveis é uma obra-prima do cinema que vale a pena ser vista!

Veja também: https://laircecardoso.com.br/pedacos-da-vida/o-quarto-de-guerra-o-poder-da-oracao/

Siga-me: http://@lairce_cardoo_ofc

Sobre o Autor: Lairce Cardoso
Lairce Cardoso

|

Nasci no berço da família Cardoso, na cidade de Paranapuã, no interior de SP no dia 15 de Julho de 1.963. Sou a nona filha do Senhor Libério e da Dona Lindaura.

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)