Blog Lairce Cardoso

Lairce Cardoso

TERAPIA HOLÍSTICA: A CURA ALÉM DO FÍSICO

9 de novembro
Terapia Holística | Cura com Amor Terapia Holística

Não sei se você conhece este trabalho. Entretanto, muitos não sabem o que significa verdadeiramente a Terapia Holística, nem qual é a sua finalidade.

O que é Terapia Holística?

Do grego Holos, que significa inteiro ou todo, as terapias holísticas são um conjunto de técnicas de diferentes vertentes que possuem o objetivo de trazer a cura do ser por completo.

Então, as terapias holísticas surgem como uma alternativa de tratamento para todos os casos, uma vez que conseguem compreender o sujeito em todas as suas dimensões: física, mental, espiritual e emocional.

Por isso, é capaz de buscar as verdadeiras causas das enfermidades, não se satisfazendo em apenas tratar os sintomas e, consequentemente promover a cura efetiva, exatamente porque entende que os problemas que afligem uma pessoa é, tão somente o desarranjo do equilíbrio físico, emocional , mental e espiritual.

Terapia holística: para que serve?

Antes de mais nada, para sua melhor compreensão, saiba que as terapias holísticas trabalham tendo entendimento de que toda a doença ou desequilíbrio começa quando você perde a fé em si mesmo, portanto o foco da terapia holística é resgatar, antes de tudo o equilíbrio emocional.

A Meditação e os Nossos Pensamentos - O Diário de Uma Paixão

As terapias holísticas são utilizadas para a resolução de diversas demandas porque agem nos tratamentos de forma completa,  equilibrando o campo físico, emocional e energético. O terapeuta holístico é um profissional que busca compreender a dor, e definitivamente, propor àquele que está sob seus cuidados, alternativas para o alivio da dor e sofrimento, bem como um caminho para a sua transformação

São inúmeros os benefícios que compõem a lista das graças provenientes do tratamento através da terapia holística, como por exemplo:

  • Alivia o stress físico ou emocional, dores nas costas e na cabeça, assim como sintomas da TPM;
  • Previne e combate depressões, ansiedades, medos, síndromes e insônia bem como outros males advindos do emocional abalado e finalmente;
  • Melhora questões pessoais, como: problemas nos relacionamentos, falta de prosperidade, insatisfação no trabalho, insegurança e falta de motivação.

Dentre as técnicas mais divulgadas no Brasil estão: Reiki, Yoga, Acupuntura, Florais, Do-In, Shiatsu, Ta-Chi-Chuan, Massagem, Reflexologia, Ortomolecular, entre outras.

Através de métodos diferentes, pode-se detectar o que, de fato está realmente gerando desequilíbrio e tratar diretamente a causa.

 O reconhecimento das Terapias Holísticas pela OMS e SUS como profissão

Terapia Holística: como conquistar o equilíbrio para sua vida
As terapias holísticas são uma das profissões que mais crescem no mundo. Elas fazem parte das medicinas orientais (como a Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurveda) e utilizadas a milhares de anos.

O terapeuta holístico é um profissional que busca, em primeiro lugar compreender a dor do outro, depois ajudá-lo a resgatar a fé em si mesmo e por último propor um caminho para a sua transformação, ou ainda, para a sua reforma íntima.

Por causa disso, a   OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE que define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade, reconhece e estimula o tratamento através da Terapia Holística.

Dessa forma, em 2006 duas importantes políticas foram aprovadas pelo Ministério da Saúde do Brasil e, posteriormente implementadas no Sistema Único de Saúde (SUS):

  • Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos;
  • Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), com 5 tipos de terapias.

Além disso…

“O Ministério da Saúde considera que as Terapias Holísticas s utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais porque seu foco está na prevenção de doenças. De tal sorte que, admite que essas terapias possam ser usadas como tratamentos paliativos em doenças crônicas”.

Em conformidade com o Ministério da Saúde do Brasil estão disponíveis  29 tipos de Terapias Holísticas para a população. Entre elas: Constelação Familiar, Hipnoterapia, Musicoterapia, Reiki, Florais, Yoga e Meditação.

Portal do Governo Brasileiro

Quem precisa de terapia?

Acabe com esse tabu de que quem precisa de terapia é louco. Quem fala isso não sabe do que está falando, e esta crença só atrapalha muitas pessoas resolver questões internas, a fim de trazer mais equilíbrio emocional às pessoas.

Antes de mais nada, é através do seu próprio olhar que as pessoas se encontram e eliminam suas dores. Uma vez eliminados suas dores é possível ir, aos poucos, aumentando o autoconhecimento e a expansão da consciência. Compreender isso é como tirar um véu que cobre a visão.

Entregar-se a essa filosofia de vida é sentir amparado na resolução dos conflitos internos, abrindo caminhos para encontrar respostas necessárias para os  insights e tomadas de decisões.

Sem contar o alívio proporcionado ao se livrar das incomodas dores emocionais, dos traumas e sofrimentos enraizados, sabe-se lá de quanto tempo. Em resumo, a terapia holística é fundamental para o processo de evolução e transformação.

Engana-se quem acredita que estamos fora dessa necessidade, pois até os profissionais Terapeutas precisam de Terapia.

Se você identificou com essa matéria e sente que a Terapia Holística poderá ajudá-la(o) a se livrar daquele incômodo que tanto te angustia, agende um horário e venha conversar conversar comigo.

Saúde é qualidade de vida.

Veja também: O Silêncio dos Homens https://laircecardoso.com.br/pedacos-da-vida/o-silencio-dos-homens/

Siga-me http://@lairce_cardoso_ofc

Sobre o Autor: Lairce Cardoso
Lairce Cardoso

|

Nasci no berço da família Cardoso, na cidade de Paranapuã, no interior de SP no dia 15 de Julho de 1.963. Sou a nona filha do Senhor Libério e da Dona Lindaura.

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)