Blog Lairce Cardoso

Lairce Cardoso

REIKI PARA UMA VIDA EM EQUILÍBRIO

18 de novembro

REIKI PARA UMA VIDA EM EQUILÍBRIO. O Reiki é uma técnica de canalização da energia universal através do toque e imposição das mãos é considerada por muitos como uma terapia do bem e do amor.

Mantras do reiki: palavras que podem potencializar a cura do corpo e da alma

Reiki – O que é?

Reiki é uma palavra de origem japonesa: “rei” significa energia universal e “ki” é a energia que flui de todo ser vivo. Assim, quando unidas, elas simbolizam a energia vital universal que é utilizada pelos terapeutas, através imposição das mãos sobre o corpo de uma pessoa. O objetivo dessa técnica terapêutica é mudar a oscilação ou vibração das energias em desequilíbrio.

O Reiki não é religião, mas sim uma terapia holística,  que antes de mais nada enxerga o ser humano como um todo: corpo, mente, emoções, espírito. Isso se dá, porque o Reiki está fundamentado na ideia de que há uma energia universal que suporta as habilidades natural de cura do corpo.

Em primeiro lugar, salientamos que o Reiki é uma técnica oriental milenar, criada no Japão que possibilita alinhar os centros de energia do corpo, conhecidos como chakras. Em contrapartida, enfatizamos que a sua prática frequente promove o equilíbrio energético, a fim de motivar e manter o bem-estar físico e mental.

Quais os benefícios dessa terapia?

O Reiki cuida da energia vital com a finalidade de resgatar o equilíbrio físico. Durante uma sessão de Reiki são aplicadas técnicas de meditação e exercícios de respiração, por isso melhora o humor e a saúde física, estimulando a sensação de bem-estar.

Enfim, a prática do Reiki é segura e não tem qualquer efeito colateral, e também pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas terapêuticas, como a acupuntura, por exemplo. Além disso traz inúmeros benefícios já comprovados, a saber:

1. Reduz os sintomas de estresse e ansiedade

Por causa da sensação de relaxamento e bem-estar que proporciona é considerado um excelente aliado no tratamento de ansiedade. Visto que não só abranda os sintomas do estresse que provocam a ansiedade, como também proporciona um sentimento de paz interior. Em outras palavras, é calmante para a alma, especialmente, porque como já falamos anteriormente, nas sessões são utilizados muitas técnicas de respiração e meditação.

Sessão de Reiki e Tratamento por 19€ no Saldanha! - Estética Natural

2. Auxilia no tratamento da depressão

O Reiki é uma excelente ferramenta para o auxílio no tratamento de depressão. Isso porque, ao alinhar a energia vital do corpo e possível reduzir os sintomas provocados por essa doença. A constante prática do Reiki vai, aos poucos, amansando a tristeza excessiva, cansaço físico e a perda de energia.

Por outro lado é importante salientar que, por mais que o Reiki seja uma Terapia que traga muitos benefícios, recomenda-se seja apenas para auxiliar o tratamento médico, portanto o paciente jamais deverá abandonar o tratamento clínico. O Reiki pode ser um aliado ao tratamento medicamentoso, potencializando os efeitos positivos.

3. Reduz dores crônicas

O relaxamento durante a prática do Reiki contribui para diminuir as dores crônicas, a exemplo da dor na coluna e na cabeça, pois é capaz de reduzir as tensões e fadigas musculares.  Em muitos casos, chega a reduzir o uso de comprimidos analgésicos e relaxantes musculares, no entanto, não é recomendado, como já falamos, deixar de fazer acompanhamento com o seu médico.

Os efeitos do Reiki sobre as dores crônicas podem ser sentidos já nas primeiras sessões, dependendo, é claro, de cada um. A energia da pessoa é desacelerada com o intuito de mudar sua vibração e até a velocidade, produzindo, assim ondas de bem estar no órgãos afetados.

4. Neutraliza os sintomas da insônia

A sensação de bem-estar provocada pela realização do Reiki aumenta a liberação de hormônios como serotonina e endorfina, que são excelentes aliados para afastar a insônia. O Reiki causa relaxamento, agindo, consequentemente para uma deliciosa noite de sono. 

5. Melhora a qualidade de vida

Através das técnicas aplicadas nas sessões de Reiki é possível melhorar a qualidade de vida. Essa terapia libera as tensões emocionais, e por consequência estimula uma limpeza na mente que promove o relaxamento interior. O Reiki gera na pessoa sentimentos de esperança, bem-estar, alegria, paz e autoconfiança. Por isso o Reiki é uma terapia que traz melhorias à saúde física, emocional, mental e espiritual.

Benefícios do Reiki na gravidez

O que é o Reiki, quais são os benefícios e os princípios

O relaxamento e a calmaria proporcionados pelo Reiki são muito úteis durante a gestação, porque diminui a insegurança e o estresse comuns neste período. Além disso, prepara a futura mamãe para um parto com mais tranquilidade.

Outro fator importantíssimo é que o controle do estresse diminui a produção de hormônios negativos, como cortisol e adrenalina, que, em muitos casos, provocam o aumento da pressão arterial, pré-eclâmpsia e o risco de parto prematuro.

Reiki nos hospitais

Estudio de los beneficios Reiki en pacientes | Blog del Taller 11:11

Em muitos hospitais , dentro e fora do Brasil, já existe a autorização para a prática do Reiki. E o fato, que não pode se negar, é que a terapia feita através do Reiki relaxa o sistema muscular do indivíduo, facilitando assim o tratamento. Tudo porque melhora a absorção da medicação, do ânimo e o sono, diminui a ansiedade e combate a dor crônica.

Está também comprovada a diminuição dos efeitos colaterais de pacientes submetidos a tratamentos de quimioterapia. Isso porque ajuda a cicatrizar,  a desinchar, além disso é muito eficiente no auxílio do tratamento de artroses e artrites, enxaquecas e dores-de-cabeça.

Por fim, o aspecto emocional do paciente também é alterado , diminuindo o medo, a angústia e outras manifestações de desequilíbrio. Como resultado, todas essas ações contribuem para que os pacientes se recuperem mais rápido e fiquem menos tempo nos hospitais.

Reiki nas empresas

Reiki Master - curso on-line - Senac São Paulo

As empresas, ao contrário do que muitos pensam, são constituídas tão somente de pessoas,  e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões.

Algumas empresas, buscando ações mais humanizadas em seus ambientes de trabalho, tem se beneficiado da terapia do Reiki, enquanto ferramenta de harmonização e de redução de stress. Com a finalidade de construir o equilíbrio pessoal ao longo prazo, a terapia do Reiki nas empresas auxilia seus colaboradores a refletir sobre suas ações diárias e cotidianas. Como resultado, colaboradores tem se mostrado mais comprometidos, inovadores e produtivos.

Por essa razão que as práticas de desenvolvimento pessoal, como o Reiki e o Mindfulness, começam a ganhar terreno nas empresas.

Reiki em animais

Reiki nos animais: conheça como funciona

O Reiki em animais funciona de maneira idêntica como nas pessoas. O Reikiano , através de seu corpo, canaliza a energia do universo e a transmite através de suas mãos em direção ao animal. Essa aplicação tanto pode ser presencial quanto à distância, dependendo do animal e da sua recepção aos humanos. Em animais bravos ou receosos ao contato humano, essa terapia deve ser realizada a uma certa distância, mas com toda certeza tem a mesma eficácia.

Os animais geralmente sabem o que o Reiki significa e são abertos à essa terapia. Apesar disso, se o animal não deseja receber a energia naquele momento, ele irá transmitir isso, através da sua linguagem corporal.

Essa decisão deve ser respeitada, o animal não deve ser forçado a nada. Porém, lembramos que Reiki poderá ser aplicado em qualquer tipo de animal, independentemente do porte do bicho.

Reiki nas plantas

Instituto Namaskar - Reiki

Segundo estudos científicos, o nosso planeta está envolto nos mais variados tipos de energias. Dessa forma, tudo que nele existe é um microorganismo vivo interagindo o tempo todo, consequentemente não existe nada isolado. Sob o mesmo ponto de vista, as plantas também interagem e trocam energia o tempo todo com o ambiente onde estão. Dependendo do local onde ficam, se doam usando a sua energia vital para reequilibrar o ambiente. Porém, em muitas casos, não resistem à carga energética do local, perdem a vitalidade, de tal sorte que até morrem.

O reiki nas plantas tem o propósito, antes de mais nada de reequilibrar a energia perdida, depois de propiciar a cura. Ás vezes serve apenas para mimar sua planta aumentando sua vitalidade e energia.

Princípios fundamentais do Reiki

O Reiki traz nos seus fundamentos principais, o cuidado com a irritação e preocupações excessivas, ao mesmo tempo, que exalta a gratidão, o trabalho com empenho, amabilidade e gentileza. Esses princípios devem ser observados e respeitado por todos terapeutas.

Inclusive, quando esses fundamentos são bem bem trabalhados com a pessoa sob tratamento, com toda certeza a ajudará a examinar seus comportamentos negativos, encorajando-o a ressignificar sua vida.

Todas as vezes que o Reikiano se coloca a serviço do outro, não só durante uma sessão, mas também nas orientações posteriores, quando for o caso, deve manter em mente estes princípios. Isso facilitará a compreensão das reais causas dos problemas daqueles que estão sob seus cuidados.

Se você gostou dos benefícios apresentados pelo Reiki, venha conversar comigo. Como Reikiana, através de algumas sessões, é possível promover o alívio de suas dores emocionais e, por consequentemente sua sores físicas.

Saúde é qualidade de vida.

Veja também: A Cura das doenças através das plantas https://laircecardoso.com.br/meditacao/a-cura-das-doencas-atraves-plantas/

Siga-me: http://@lairce_cardoso_ofc

Sobre o Autor: Lairce Cardoso
Lairce Cardoso

|

Nasci no berço da família Cardoso, na cidade de Paranapuã, no interior de SP no dia 15 de Julho de 1.963. Sou a nona filha do Senhor Libério e da Dona Lindaura.

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)