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ESTRESSE? ACABE COM ESSE MAL

23 de fevereiro

ESTRESSE? ACABE COM ESSE MAL

Tá nervoso? Vai pescar. É mais ou menos, assim mesmo

Fases do estresse, do alarme ao esgotamento - A Mente é Maravilhosa

Tenho falado constantemente nas minhas matérias que as exigências da vida moderna tem nos desconectados de nós. Assim, abrimos uma porta, aliás uma porta bem grande, para os males provocados pela falta de equilíbrio emocional. E eles são muitos, e igualmente estimulados pela nossa falta de controle emocional. E, com toda certeza, o estresse está na lista, entre os famigerados vilões.

O estresse motivado pelo esgotamento físico e mental são comuns à maioria das pessoas. Em primeiro lugar os conflitos gerados através dos relacionamentos familiares, problemas profissionais, dão vazão a ansiedade que invade o corpo e a mente. Em segundo lugar, quando esse mal aninha em seu interior provoca picos de pressão arterial e, por fim o desânimo se instaura e toma conta de você.

Pronto! Você é mais um na fila dos estressados. Porém, é possível aliviar o estresse sem ter que recorrer aos medicamentos.

Finalmente as TERAPIAS INTEGRATIVAS são de grande valia para o alívio do estresse, agora algumas práticas que geram relaxamento inseridas na rotina diária, traz muitos benefícios. O estresse não bata na sua porta para avisar que está chegando, ele chega e se instaura. Mas, com bastante dedicação e boa vontade é possível trabalhar para desfazer seus efeitos e encontrar o equilíbrio.

Que tal uma caminhada curta

Uma das maneiras mais conhecidas para aliviar o estresse é a atividade física, porque os hormônios do estresse, como o cortisol, e ajuda a liberar endorfinas, substâncias que são analgésicos naturais e agem para melhorar o humor.

Além disso, os exercícios físicos têm efeito direto no qualidade sono, que sempre é afetado pela ansiedade, além de melhorar a confiança e a auto estima, promovendo bem-estar mental.

Se acaso você não tem tempo e nem paciência para exercitar, saiba que uma caminhada leve de 20 minutos é o suficiente para muitos efeitos benéficos. Se caminhada for feita num parque ou local arborizado, sem dúvida é melhor ainda. O contato com a natureza auxilia muito no alivio do estresse porque conecta nossa alma e físico.

O importante é encontrar uma atividade que você goste de fazer e que gere prazer, pois assim você cria um hábito positivo, que auxilia na diminuição dos sintomas do estresse; insônia, irritabilidade, cansaço e ansiedade.

Dê um crédito à respiração

Qi Gong – Uma meditação em movimento – QI GONG – Sinta a sua energia

O estresse provoca algumas reações no corpo que fogem do controle, por isso é possível sentir o coração bater mais rápido, a respiração acelerar e ficar ofegante.

Para retomar o controle, existem alguns exercícios de respiração que podem ser aprendidos, desde respirar profundo, contar até cinco e expirar até as técnicas de respiração abdominal, compassada ou diafragmática.

A respiração lenta e profunda provoca a expansão dos pulmões e da barriga, isso ajuda a desacelerar o ritmo cardíaco, gerando mais tranquilidade para o corpo e a mente.

Quando o nervosismo aumentar, pare e respire profundamente. Assim, o equilíbrio será restaurado e as toxinas serão eliminadas, provocando relaxamento e reduzindo o estresse.

A prática da meditação é excelente para baixar a frequência acelerada. Existem muitas maneiras de praticar a meditação, inclusive com movimento e danças. Além de trazer leveza, provoca alegria, bem estar afastando o cansaço e o mal estar.

Deixe música te embalar

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A música tem um efeito fantástico sobre nós. Faz a mente e o corpo relaxarem, pois libera substâncias neuroquímicas no cérebro, como a dopamina, que promove bem-estar imediato. Também por isso a música é muito usada em sessões de meditação.

A música clássica ou instrumental tem efeito reconfortante, pois diminui a frequência cardíaca, gera relaxamento e controle da pressão arterial.  Os sons da natureza tem efeito calmante. O melhor é que já existem aplicativos capazes de reproduzir sons semelhantes aos das florestas, cachoeiras e canto dos pássaros.

Decida a eliminar o estresse de sua vida

A procrastinação é a prática de adiar atividades que devem ser feitas. É muito comum em pessoas que enfrentam momentos estressantes, pois elas tendem a agir de forma reativa aos problemas e às tarefas diárias. Porém essa atitude causa ainda mais ansiedade, porque aumenta o desejo de concluir rapidamente o que se adiou para fazer.

Crie o hábito de anotar os afazeres do dia em uma lista organizada por prioridades e com prazos estipulados. Isso irá te ajudar muito.

A medida em que forem realizadas, as tarefas podem ser excluídas da lista. Assim, a sensação de dever cumprido e a visualização das atividades concluídas geram tranquilidade na rotina diária.

Pratique a regra dos dois minutos

A regra dos dois minutos é um método criado pelo coach de fortalecimento mental, Andrew D. Wittman. Ele propõe uma pausa de 2 minutos sempre que a pessoa se encontrar em uma situação de estresse, para realizar um exercício mental em busca de solução.

Assim, em situação de estresse a pessoa não manifeste apenas uma reação emocional diante do conflito, mas por pelo menos dois minutos, busque uma resposta viável para resolver o desafio.

Exercitar o cérebro por dois minutos aumenta a produtividade, estimula o pensamento lógico e alivia o estresse cerebral, pois esse método tira o foco do problema e o coloca na busca por soluções.

Além disso, cria o hábito de pensar antes de agir, o que é excelente para vários seguimentos da vida.

Aceite o que não pode ser mudado

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Nós não temos controle sobre absolutamente nada. Nem sobre as nossas, tampouco sobre as atitudes das outras pessoas, o que elas pensam ou falam, não são possíveis de controlar. Por isso não ocupe seus pensamentos com perguntas ou culpas.

O hábito de se martirizar e produzir pensamentos negativos gera ansiedade, estresse e baixa autoestima, o que faz a pessoa se sentir cada vez mais ansiosa e impotente. Para aliviar o estresse, aceite o problema como ele é.

Não fique pensando em como poderia fazer diferente. Ao contrário, foque seu tempo e se ocupe com  tarefas que não sejam entediantes. Isso vai trazer calma, gerando equilíbrio dos pensamentos e alívio do estresse.

Mudança de hábitos, já

A prática de bons hábitos, não apenas vai transformar sua vida, como também vai mandar para longe qualquer estresse ou qualquer outro sentimento de fadiga, cansaço e ansiedade.

Dormir

O estresse pode causar insônia. Por isso, dormir bem é muito importante, para isso procure ir cedo para a cama, reduza o excesso de luzes duas horas antes de dormir, especialmente dos aparelhos eletrônicos.

Crie um ambiente aconchegante, com cheiros, aromas que e envolvam. Prepare sua cama com roupas limpas e macias.  Sinta-se envolvido pelo seu leito. Essas atitudes podem promover um sono melhor e uma noite mais tranquila.

Rir

Rir é o melhor remédio. Tão clichê mas muito verdadeiro. Sabe por que? Porque o riso provoca o relaxamento dos músculos, enquanto leva mais oxigênio ao corpo. Por isso eleva a sensação de bem estar.

Então, divirta-se com os amigos, namore muito, assista shows ou programas de TV que façam rir e procure ver a vida de forma mais leve. Saiba rir de si mesmo! A risada alivia as tensões físicas e fortalece o sistema imunológico.

Nesse sentido, atualmente muitas pessoas aderiram ao riso como uma filosofia de, e se você não sabia, atualmente existem muitos praticantes da terapia do riso. Arrisque-se!

Pratique escrita expressiva

Os benefícios da escrita expressiva para a saúde » Jardim do Mundo

Nem sempre as pessoas conseguem expressar os seus sentimentos, mesmo porque, nem sempre elas sabem o que sentem. E, não resta dúvidas que o estado emocional em desequilíbrio, também provoca estresse.

A pratica da escrita expressiva é excelente para, em primeiro lugar aprender a conhecer seus próprios sentimentos e emoções e, depois se livrar de tudo aquilo que não te faz bem. As mágoas, sentimentos de aflições e angustias que estão morando dentro de você, não só ocupam o espaço de coisas novas, assim como provoca fadigas, elevando o teor do estresse.

Uma dica: Crie um espaço para essa prática. Prepare o ambiente para que se sinta aconchegante, coloque uma música suave, pegue papel e caneta. Conecte-se om você mesmo, através de uma oração, da respiração ou de uma música que te faça relaxar e se sentir em paz.

Não se cobre. Tampouco se preocupe com o que vai escrever, muito menos com a gramática, apenas deixe vir para a ponta dos seus dedos a emoção do momento. E vá anotando todos os sentimentos.

Pode ser que se surpreenda com as informações que surgirão diante de você, neste folha de papel.

Receba com carinho as informações. Cuide delas e, promova momentos pra resolvê-las.

Procure ajuda

Não precisamos ser perfeitos, tampouco resolver tudo sozinhos o tempo inteiro. Ninguém é super-herói. Permita-se receber a ajuda que merece. Hoje, existem muitos profissionais, especialmente os que trabalham com as terapias holísticas, que trabalham o acolhimento e a dor interior.

Pense nisso! E não deixe esses males que afrontam o seu emocional por um fim na sua vida. Ela é o maior presente que recebeu, de graça, até os dias de hoje.

Veja também: https://laircecardoso.com.br/pedacos-da-vida/afinal-o-que-e-mesmo-o-amor/

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Sobre o Autor: Lairce Cardoso

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Nasci no berço da família Cardoso, na cidade de Paranapuã, no interior de SP no dia 15 de Julho de 1.963. Sou a nona filha do Senhor Libério e da Dona Lindaura.

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