Blog Lairce Cardoso

Chris Molognoni

ATIVIDADE FÍSICA ALIVIA OS SINTOMAS DA ANSIEDADE

14 de setembro

Descubra como e porque a atividade física alivia os sintomas da ansiedade.

Você sabe me dizer qual é o sentimento que você tem logo após praticar atividade física?

De antemão diria que alegria, felicidade, satisfação pessoal, seriam algumas opções. Engana-se quem acha que isso é mero acaso. Como já falamos em outros artigos, movimentar o corpo faz com que o organismo libere algumas substâncias, capazes de melhorar o bem estar.

 De acordo com Maria Dilma Alves, psiquiatra e Coordenadora Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, as atividades físicas aumentam a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor: a serotonina e a endorfina. 

Sob o mesmo ponto de vista, a médica explica ainda que manter o corpo em movimento é muito importante para saúde mental como um todo, mas principalmente para quem possui Transtorno de Ansiedade Generalizada, o famoso TAG.

O que é e o que não é ansiedade.

Antes de mais nada esclareço que, existem algumas definições não técnicas para ansiedade, conhecidos por todos nós, a saber: angústia, aflição, sensação de incomodo causada pela incerteza, ou a relação com qualquer contexto de perigo.

Por outro lado, quando olhamos sob o aspecto técnico, fica fácil entender que a ansiedade é como um fenômeno que nos beneficiará ou nos prejudicará, dependendo das circunstâncias ou intensidade que a a sentimos. Todavia é bom ter em mente que existe a possibilidade de tornar-se patológica, e assim, tornar-se prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

Surpreendentemente quando sentimos ansiedade, acontece um estimulo em nosso organismo que nos estimula a entrar em ação, sobretudo, em excesso, acontece exatamente o contrário, impedindo reações.

Segundo a Dra  Maria Dilma,  os sintomas ansiosos estão presentes em diversos momentos da nossa vida e tudo bem ser assim. Quem nunca ficou com o coração acelerado às vésperas de algum evento importante, não é mesmo?!

Enfim a ansiedade se torna um problema, ou uma doença, quando esses sintomas se tornam desproporcionais em duração e intensidade. Daí se faz necessário entrar em alerta. Portanto, quando a ansiedade passar a comprometer as áreas da sua vida, por exemplo, no relacionamento social, familiar, trabalho entre outros, então é primordial tomar as rédeas do controle emocional.

Por isso, só para exemplificar, destacamos aqui alguns dos sintomas da ansiedade.

  • Suor,
  • tensão
  • muscular,
  • preocupação excessiva,
  • medos exagerados,
  • dificuldade de  concentração,
  • alteração no sono,
  • desconfortos estomacais,
  • palpitação,
  • taquicardia.

Mas afinal, existe diferença entre a ansiedade e estresse?

Na verdade o estresse é como um conjunto de fatores externos que causam a sensação de sobrecarga. Por exemplo uma semana no trabalho com uma carga maior de responsabilidades e entrega de prazos pode causar o estresse e talvez desenvolver sintomas ansiosos.

Segundo a Dra Maria Dilma, nem toda pessoa estressada tem TAG, contudo é bom lembrar que o estresse pode influenciar no surgimento de doenças mentais.

E a atividade física? Pode auxiliar?

A atividade física é tão benéfica à nossa a saúde física quanto à saúde mental, além disso é uma forma de aliviar os sintomas da ansiedade.

Escolha uma atividade que você goste praticar e te traga prazer, algo que realmente você se identifique: Caminhada, Corrida, Dança, Yoga, Alongamento, natação, ente tantas outras.

O importante é você se sentir bem, porém não se esqueça de procurar um médico para verificar se você está apto a praticar  a atividade física e principalmente  um educador físico, a fim de lhe orientar a maneira mais adequada.

Chris Molognoni

Até a próxima!!

@chrismolognoni

Veja também: MEDITAÇÃO CHUVA DE AUTO COMPAIXÃO

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/como-a-atividade-fisica-pode-
https://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/470-ansiedadete-ajudar-a-aliviar-os-sintomas-da-ansiedade

Sobre o Autor: Chris Molognoni
Chris Molognoni

|

Eu sou uma paulista apaixonada por pessoas, viagens, esportes e principalmente estar com minha família. Desde a minha infância e com incentivo familiar sempre pratiquei atividade física, e essa paixão só intensificou minha vontade em me formar em Educação Física. A partir da minha formação sempre busquei as várias áreas da Educação Física e aproveitei todas as oportunidades que foram surgindo durante a minha vida. Me recordo com muito carinho das primeiras aulas de Educação Física Escolar ministradas até a Gestão Esportiva, o que me levou a me especializar em Gestão de Pessoas e Liderança, agregando com uma formação em Coach direcionado à Qualidade de Vida e Bem estar. Adoro estudar comportamento humano e poder ser uma ferramenta na mudança de comportamento das pessoas orientando na busca pela Qualidade de vida e bem estar.

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)