Blog Lairce Cardoso

Lairce Cardoso

A CURA DAS DOENÇAS ATRAVÉS PLANTAS

11 de novembro

Um dos ramos da Terapia Holística é a cura das doenças através das plantas. Veja na matéria abaixo como isso é possível.

A Cura terapêutica, ou seja a cura através das Terapias Holísticas vai muito além da dor física porque olha o ser humano em todas as suas partes: físico, mental, emocional e espiritual.

O terapeuta holístico é um profissional que busca compreender a dor, e propor àquele que está sob seus cuidados, alternativas para o alivio da dor e sofrimento, bem como um caminho para a sua transformação. 

Muitas são as técnicas terapêuticas que estão disponíveis hoje como medicina alternativa . Selecionei algumas delas que buscam na natureza, através das plantas e flores a fonte de tratamento!

Interessante como essas terapias nos remetem aos tratamentos dos nossos antepassados e ancestrais que buscavam na natureza os medicamentos para os males físicos e emocionais.

Aromaterapia: O que é, para que seve e como usar os óleos mais comuns

Aromaterapia: 13 óleos essenciais que ajudam a combater o estresse
A aromaterapia é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular as mais diversas partes do cérebro. Auxilia no alivio aos sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado. Além disso
promover o bem-estar fortalecendo as defesas do corpo.

Apesar dos produtos naturais serem a base dos tratamentos, é importante que este seja orientada por um profissional especializado. Ele saberá qual o melhor óleo essencial a utilizar para cada cada caso. Os óleos podem, sim, ser utilizados separadamente, porém, as misturas devem ser indicadas pelo naturopata, já que devem ser usados em fórmulas específicas

Tipos de óleos essenciais mais utilizados
Óleos vegetais Para que Serve
Alecrim – Cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e dores articulares
Lavanda – Excesso de estresse, dor de cabeça, resfriados, insônia e problemas respiratórios.
Canela – Cansaço físico ou mental, tonturas, irritabilidade, dor de cabeça, falta de concentração, cólicas menstruais e dificuldade em relaxar.
Jasmim – Diminuição da líbido, problemas respiratórios, excesso de estresse, depressão e tensão muscular.
Bergamota – Excesso de estresse, depressão, ansiedade, infecções da pele, má digestão.
Camomila – Excesso de estresse, tensão muscular, depressão e inflamação do sistema urinário.
Eucalipto – Problemas respiratórios, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares, febre e tensão muscular.
Limão – Falta de concentração, ansiedade, excesso de estresse, falta de energia, sistema imune enfraquecido, dor de cabeça, má digestão e febre.
Sândalo – Dor no peito, excesso de estresse, tensão muscular, diminuição da líbido.
Ilangue-ilangue – Ansiedade, excesso de estresse, dor de cabeça, náuseas, pressão alta, problemas intestinais ou redução no crescimento de pelos.

AYURVEDA

As ações dos sabores - Ayurveda
A Ayurveda é uma terapia indiana milenar que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia, fitoterapia. É utilizada como método de diagnóstico, prevenção e também cura, baseada nos estudos do corpo, alma e mente.
Na medicina Ayurveda, ou Ayurvédica, acredita-se que há energias existentes no corpo, mente e meio que se vive. Quando há um desequilíbrio energético, causados por problemas emocionais, trauma físico ou má alimentação, por exemplo, são acumuladas toxinas que dão origem às doenças.

Como é feita a terapia

A medicina Ayurveda faz parte do grupo de terapias bioenergéticas, que utiliza técnicas como respiração, técnicas corporais, auto-conhecimento, alimentação e cura através das plantas e objetos da natureza, como pedras, para renovar a energia vital da pessoa.

Nesta terapia, acredita-se que o corpo humano é constituído por 3 princípios, ou Doshas, que sao o Vata, Pitta e Kapha. São combinações dos elementos Ar, Éter, Fogo, Água e Terra. Como forma de harmonizar os Doshas, as principais terapias são:

  • Massagens e manobras corporais, com uso de óleos essenciais e pedras vulcânicas, escolhidos de acordo com a necessidade de cada pessoa. Promovem bem estar, relaxamento, flexibilidade e circulação sanguínea;
  • Alimentação: com o intuito de harmonizar o corpo, com alimentos frescos e de fácil digestão. A orientação é para comer sem pressa, com concentração e alimentos apropriados para cada pessoa.
  • Fitoterapia usando os princípios ativos das plantas medicinais no tratamento de doenças e alterações, de acordo com a necessidade de cada pessoa. O tratamento é feito à base de raízes, sementes e plantas como cravo, canela, capim-limão, coentro, gengibre e açafrão, por exemplo. 

A prática, inclui ainda, a realização de atividade física, meditação, yôga e uso terapêutico de pedras e minerais, considerando que o tratamento envolve sempre o lado físico e o emocional.

No Brasil, a Ayurveda é orientada pelos terapeutas ayurvédicos especializados nessas técnicas indianas.

FITOTERAPIA

FITOTERAPIA: ESTUDO DAS PLANTAS MEDICINAIS - Ayurveda
Fitoterapia é uma técnica que estuda as funções terapêuticas das plantas e vegetais para prevenção e tratamento de doenças. Médicos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e outros profissionais são capacitados para indicar fitoterápicos aos seus paciente. Tem como objetivo melhorar o organismo, ajudar no combate de doenças e atuar na prevenção de problemas de saúde.

Benefícios dos fitoquímicos para o corpo

Alguns estudos evidenciam a atuação benéfica dos fitoquímicos no corpo e apontam para efeitos que ajudam a melhorar a saúde. Dentre eles, é possível citar que:

  • estimulam o sistema imunológico contra o excesso de radicais livres e outros agentes;
  • reduzem a oxidação, o dano às células que ocorre com o envelhecimento e a exposição à poluição;
  • reduzem a inflamação que proporciona um meio favorável a doenças;
  • bloqueiam o potencial de substâncias cancerígenas, provenientes da dieta e do meio ambiente;
  • diminuem a taxa de crescimento das células cancerígenas;
  • promovem a morte de células danificadas;
  • evitam danos ao DNA e ajudam no seu mecanismo de reparo;
  • ajudam a regular os hormônios, como o estrogênio e a insulina.

5 alimentos ricos em fitoquímicos

Muitos alimentos de origem vegetal apresentam importantes fitoquímicos na sua formação. Para este post, foram selecionados 5 alimentos que apresentam compostos bioativos com benefícios para o corpo humano. Esses alimentos podem ser incluídos na dieta ou em indicações fitoterápicas para melhorar a saúde e proteger o organismo.

Berries

As berries (mirtilo, amora, framboesa, cereja, morango e cranberry) são consideradas uma das melhores fontes de compostos bioativos e são ricas em antocianinas. Trata-se de pigmentos que, além de colorir as frutas em tons de vermelho a azul, estão relacionados a:

  • melhora da visão, em especial a noturna;
  • efeitos positivos na redução e inibição de células tumorais ligadas ao câncer;
  • proteção cardiovascular e melhora da pressão arterial;
  • auxílio na prevenção de diabetes tipo 2 e obesidade;
  • otimização das funções cognitiva e motora.

Cacau

Rico em diversos compostos bioativos, o cacau apresenta, além de características antioxidantes, outras atuações importantes para a proteção do corpo, como:

  • diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
  • proporciona uma sensação de prazer e bem-estar através do estímulo da produção de serotonina e dopamina, conhecidos como hormônios da felicidade.

Café

Os fitoquímicos do café, que incluem os ácidos clorogênicos e a cafeína, provavelmente são as substâncias antioxidantes mais consumidas regularmente pelos brasileiros amantes do café. Além de conferir sabor à bebida, os ácidos clorogênicos exercem:

  • efeito protetor do DNA contra o estresse oxidativo; 
  • aumento dos níveis de glutationa (importante antioxidante), contribuindo na redução do risco associado às doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Chá-verde

Um dos principais bioativos do chá-verde é a catequina EGCG – importante composto antioxidante – que apresenta efeitos, como:

  • aumento da ação metabólica;
  • estímulo à queima de gordura;
  • aumento da vasodilatação, o que favorece o transporte de oxigênio aos tecidos musculares e, consequentemente, a melhora do desempenho durante a prática de atividades físicas.

Tomate

É considerado um alimento antioxidante e é rico em licopeno, substância responsável pela coloração avermelhada do tomate, a qual tem importantes propriedades, como:

  • efeito protetor contra doenças cardíacas; 
  • prevenção e proteção contra o câncer, em especial o de próstata;
  • é mais bem absorvido e biodisponível quando sofre aquecimento, por isso, o molho de tomate é uma opção indicada para consumo.

Além de saber o que é fitoterapia, conhecer as substâncias presentes na composição de plantas e alimentos de origem vegetal, como os fitoquímicos, é importante saber quais são os mais indicados para cada tratamento.

Com o foco na proteção do corpo, os fitoquímicos apresentam funções medicinais e um importante papel otimizador da nossa saúde.

HOMEOPATIA

Homeopatia além da água com açúcar | by Lab de Jo 2018 | Medium
A homeopatia é uma ciência desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann há mais de 220 anos e é o segundo sistema de saúde mais utilizado no mundo. Essa ciência é utilizada para restabelecer o equilíbrio da energia vital e tratar uma infinidade de doenças físicas e psicológicas. Considerada, inclusive, uma importante terapêutica para a ansiedade. A homeopatia também é usada para tratar pragas e doenças em plantas e animais.

Para que serve a Homeopatia

Diferente da alopatia, o tratamento homeopático foca no paciente e não na doença e dá o estímulo que o organismo precisa para processar a cura.  Com o uso de medicamentos homeopáticos, o paciente faz um tratamento sem agressões ao organismo. O mesmo ocorre na homeopatia pediátrica; assim a saúde infantil é restabelecida sem efeitos colaterais. Processo idêntico é verificado na odontologia homeopática e na veterinária homeopática. 

Como funciona a homeopatia?

A Homeopatia funciona como qualquer outra terapêutica que obedeça aos princípios da biologia. É uma ciência que utiliza medicamentos diluídos capazes de promover a harmonia e o equilíbrio da energia vital do organismo. A homeopatia faz uso de uma quantidade mínima de substâncias, porém está provado cientificamente que os modelos biológicos – seres humanos, plantas, animais e até o solo – respondem a estímulos micro. Eles são capazes de promover um realinhamento, um ajuste desse modelo biológico. A doença é uma perturbação da energia vital e a homeopatia restabelece o equilíbrio.

O que trata a Homeopatia?

Toda pessoa –  de bebês a idosos – assim como todos os tipos de animais, de planta e de solo, podem ser tratados com homeopatia. A princípio, qualquer doença pode ser tratada com homeopatia, desde uma praga na lavoura ou uma contaminação em um animal, assim como uma gripe ou uma infecção, e doenças como ansiedade e depressão.

No caso de doenças como o câncer, a homeopatia pode ser vista como uma terapêutica complementar. Utilizada para tratar os maus efeitos do tratamento convencional como a perda de apetite e náusea causadas pela quimioterapia e radioterapia.

NATUROTERAPIA

Sabes que es la Naturopatía y sus características?
A Naturopatia (Naturopathic Medicine) é uma ciência da saúde que combina terapias naturais, tradicionais e modernas com medicina científica. Sua filosofia tem como objetivo prevenir, identificar a causa essencial das doenças ou desequilíbrios e estimular o corpo para sarar por si mesmo.
O tratamento através da Naturopatia educa e apoia os pacientes em doenças agudas e crônicas. Por meio de tratamentos individualizados, considerando o estado físico, mental, emocional e espiritual dos pacientes.

Dentro das terapias mais usadas, estão a fitoterapia, Medicina Tradicional Chinesa e acupuntura, recomendações nutricionais e­ do estilo de vida, hidroterapia, homeopatia, quiropraxia, massoterapia e terapias florais.

A Naturopatia pode atuar como complemento à medicina convencional ou pode ser também usada eficazmente sozinha na prevenção de varias doenças e melhora do estilo de vida.

Essa ciência têm como objetivo principal prestar um cuidado mais eficaz para a saúde, com o menor risco aos pacientes. Reconhecer e promover o poder de autocura do ser humano; identificar e remover a causa essencial das doenças e não suprimir os sintomas; educar; tratar cada paciente individualmente, considerando o estado físico, mental, emocional e espiritual e promover o bem-estar e prevenção das doenças.

Durante a consulta, uma avaliação é realizada com histórico médico do paciente e da família, hábitos alimentares, estilo de vida, etc. Um exame físico curto é realizado na maioria dos casos e a partir disso, um plano individualizado é montado, usando os vários tipos de terapias a seguir.

Raminhos de lavanda, flores de lavanda no pilão, óleo de casca de lavanda e  vela. cuidados com a pele, conceito de aromaterapia. | Foto Premium

Além dessas, existem outras técnicas de terapia holística. O ideal é buscar um profissional bem recomendado e conversar com ele, para ver qual ou quais opções combinadas são mais aconselhadas para o seu caso.

Você também pode buscar um terapeuta holístico integrativo, que trabalha com mais de uma técnica, e avaliar com ele quais linhas podem ser mais apropriadas no momento.

Se você identificou com essa matéria e sente que a Terapia Holística poderá ajudá-la(o) a se livrar daquele incômodo que tanto te angustia, agende um horário e venha conversar conversar comigo.

Saúde é qualidade de vida.

Veja também: Terapia Holística a cura além do físico https://laircecardoso.com.br/meditacao/terapia-holistica-a-cura-alem-do-fisico/

Siga-me: http://@lairce-cardoso-ofc-br

Sobre o Autor: Lairce Cardoso
Lairce Cardoso

|

Nasci no berço da família Cardoso, na cidade de Paranapuã, no interior de SP no dia 15 de Julho de 1.963. Sou a nona filha do Senhor Libério e da Dona Lindaura.

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)