Blog Lairce Cardoso

Lairce Cardoso

ONDE O AMOR ANDA ESCONDIDO

29 de junho
a-pistefto: Τεχνική Selective Coloring

o amor anda escondido? Antes de mais nada, saiba que um relacionamento saudável não acontece ao acaso, tampouco surge na vida de qualquer um como um passe de mágica ou em forma de um milagre. Tal como uma flor, ele carece de cuidados e carinho constantes. Carece de tempo e paciência para crescer e evoluir. E é aí que a beleza acontece. 

Amor, amor meu

Os maiores queixumes nos meus atendimentos terapêuticos está relacionado às questões do amor. Muitos travam uma luta árdua em busca do par ideal. Outros acreditaram ter encontrado sua alma gêmea e quando não são correspondidos em seus anseios, se decepcionam e, não sabem o que fazer com o pesadelo que se transformou o esperado sonho de amor. Há aqueles que se tornam céticos e não acreditam mais em parcerias amorosas.

Tem os que sofrem demasiadamente e, apesar disso de desilusões a desilusões, com a alma feita em cacos, julgam que isso acontece porque ainda não encontraram a pessoa certa. E, de pesquisa em pesquisa, vão deixando seus pedaços pelos caminhos e, embora ainda não tenham consciência, sua identidade também.

Culturalmente, somos domesticados para acreditar que dependemos de outra pessoa pra ser feliz. Vivemos à cata do amor, como se ele fosse a tábua de salvação ou a única saída para respirar um tantinho de felicidade. O perigo disso tudo é transformar o amor em dependência emocional.

As músicas românticas, os filmes e as novelas falam sobre isso o tempo todo. Quantas vezes se pegou cantando ou até mesmo pensando: Eu não vivo sem você pois é a razão da minha vida porque é o ar que eu respiro. Não sou ninguém sem você, nunca vou amar outra pessoa como amo você porque é a luz da minha vida. A minha vida sem você não tem graça. Faço tudo pra não perder você.

Isso não é amor, é dependência emocional.

Temos a mania de achar que o amor é algo que se busca, então o buscamos nos bares, na internet, na parada de ônibus. Buscamos o amor que está oculto no escuro das boates, nas salas de aulas, nas plateias dos teatros. Acostumamos a viver na doce, mas falsa ilusão de que o amor, chegará montado num cavalo branco e nos salvará desse mundo tedioso sem romance.  

Não estamos preparados para receber os ogros, os Shereks que chegam em nossa vida, porque raramente damos conta da Fiona que existe dentro de nós. E vice versa.

O AMOR REQUER CUIDADOS!

A Touch of Color by Sloane Kennedy

Quem cuida de uma casa sabe do esforço e trabalho que se faz necessário para a sua manutenção: limpar, lavar, arrumar, reparar. Quem cuida de uma casa sabe que mesmo depois de concluir todas as tarefas, se faz necessário voltar a fazer. E ainda refazer muitas outras vezes ao longo de toda a nossa vida para manter a harmonia.

Do mesmo modo para um relacionamento se manter saudável também se faz necessário muitos cuidados para a sua manutenção. Já ouvi muitos dizerem que se tiver que se esforçar para ter um bom relacionamento é porque não é bom. Puro erro de cálculo. Este é um pensamento muito negativo sobre o amor, porque é a mesma coisa que dizer que não é preciso comer bem, fazer exercício físico, reduzir a ansiedade para ter um corpo saudável.
 
Nos tempos atuais, tudo acontece muito rápido, intenso, e pronto a consumir, então parece que, também estamos dispensados de preparar o terreno para acomodar as flores, que enfeitam o jardim de nossa vida. Assim lançamos as sementes em qualquer solo, sem se preocupar se a terra está preparada para recebê-las. Apenas exigimos que ELAS nasçam, cresçam e perfumam nosso dias. Pouco importa se as lançamos no meio de pedras ou ervas daninhas. Com tanta coisa a pensar e tantas outras prioridades, falta-nos paciência e tempo para cuidar do solo sagrado que receberá as sementes que vão colorir o nosso jardim. Menos paciência temos ainda para regar, tratar, proteger as flores, mas exigimos que elas perfumem!

INVISTA EM SEU RELACIONAMENTO

Depois de um dia estressante de trabalho, sempre temos a tendência de despejar o nosso lixo no colo do outro, pois precisamos com urgência nos livrar dele. Depois de um dia ruim, inconscientemente despejamos todo o estress e lixo emocional sobre o outro e, pouco nos importa se ele pode ou não receber o nosso lixo. O resultado disso, normalmente é uma troca de palavras mais acaloradas. Uma relação saudável e amorosa é um dos melhores suportes de vida. Uma boa relação pode melhorar todos os aspectos, trazer boa saúde, alegria e paz de espírito, por isso é preciso cuidar dos nossos relacionamentos. É preciso olhar para eles como um investimento para alcançar a felicidade que esperamos. 


Não importa o quão amoroso e doce seja o nosso companheiro, iremos sempre encontrar falhas. As rosas vêm sempre com os espinhos. Apesar de não conseguirmos remover os problemas por completo, podemos aprender a lidar com eles e aprender a gerir os momentos difíceis. Isso pode salvar o relacionamento, e assim podemos ver nossa flor crescer forte e saudável. Qualquer relacionamento pode ser sempre melhorado, quando oferecemos um pouco de tempo para cuidar dele. É claro que isso vale para ambos os lados, afinal de contas, relacionamentos não acontecem sozinho.
 

 

GOSTE DE SI

Pin by vivienne on COLOR SPLASH • FARBTUPFER | Color splash, Color splash  photo, Color splash photography


Aprenda a gostar muito de si mesmo, aprenda a se amar e a cuidar-se. Este é o requisito básico e elementar para um relacionamento saudável. Muitos começam um relacionamento à espera que o outro o faça sentir-se feliz. E, quando isso não acontece vem a frustração, desilução. A tendência é desistir para libertar-se logo dessa situação, para estar livre para sair a busca de outro relacioamento que atenda suas necessidades.


Porém é importantíssimo compreender que a felicidade vem de dentro de nós, que somos nós os responsáveis pelo que sentimos. Não devemos confiar essa tarefa a ninguém porque apenas estaremos preparados para assumir esta responsabilidade quando gostamos de nós. Quando nos cuidamos, aceitamos o que somos, aceitamos as nossas fraquezas e as nossas qualidades.


Quando tomamos consciência do que somos, a nossa autoestima aumenta e conseguimos ser felizes. Nós somos merecedores do nosso próprio amor! Caso contrário, não importa o quão bem o outro nos trata, a nossa falta de confiança e autoestima irá sempre contaminar a relação. Se não nos conhecemos bem, não aceitamos quem somos, então como podemos esperar que o outro o faça?

Experimente Inverter essas frases e sinta a diferença que fará em sua vida: Eu não vivo sem mim porque sou a razão da minha vida, o ar que eu respiro. Não sou ninguém sem mim e nunca vou amar outra pessoa como amo a mim mesmo. Eu sou a luz da minha vida porque a vida sem mim não tem graça. Faço tudo pra não me perde. Eu sou tudo aquilo que venho esperando!

ACEITE E COMPREENDA O OUTRO LADO


Para cuidar bem do seu parceiro, tem que conhecer as suas qualidades e fraquezas. Todos nós temos diferentes personalidades, que surgem consoante o ambiente, a situação ou a reação. Se não conhecemos o nosso parceiro não conseguiremos interpretar a sua maneira de agir, então fica impossível dar oportunidade a outras maneiras de pensar ou sentir. Este é um dos principais problemas num relacionamento: a falta de compreensão e comunicação.

Da mesma forma que já devem ter ouvido dizer, que é preciso conversar com as flores porque regar não basta, de maneira idêntica é muito importante não interpretar nada sem conhecermos bem o nosso companheiro. Por exemplo uma pessoa pode sentir-se amada apenas com um sorriso, outra, no entanto pode precisar de um ato de amor, já uma outra pode precisar de emoções e outra ainda, precisar de contato físico.

Muitas vezes não nos sentimos amados pelo nosso companheiro porque não estamos familiarizados com as suas maneiras de demonstrar amor e carinho. Daí podemos sentir nossos sentimentos feridos porque o outro não sente da mesma maneira que nós, e nem nos apercebemos disso. Uma relação pode facilmente ser melhorada apenas com o tentar entender o outro. É preciso ver as coisas sob a perspectiva do outro, estando atento aos sinais não verbais, corporais, às palavras e aos sentimentos.
 

ACEITE O SEU COMPANHEIRO(a) COMO UM TODO!


Perdoe o que for preciso e esqueça porque ninguém é perfeito. O seu companheiro terá muitas qualidades, mas com toda a certeza terá fragilidades como todos nós. Quando escolher alguém para ser seu companheiro(a) levará o pacote completo: com qualidades e fraquezas, assim como também o outro também levará o seu pacote.


Seja realista todos nós cometemos erros. Perdoar, esquecer e continuar a viver! Dar amor a uma pessoa é ajudá-la a crescer. Nos desentendimentos e discussões, a situação não se baseia na questão de quem está certo ou errado. É uma questão de fazer a coisa correta. No meio de uma discussão agir emocionalmente e responder impulsivamente irá piorar o problema. Na reação agressiva, a resposta será agressiva, se reagir com bondade e amor a reação será acalmar os ânimos.

Uma tendência habitual nas discussões é tentarmos controlar a situação com argumentos que provam que temos razão. Mas a experiência mostra que nestas ocasiões agimos com a emoção, nenhum raciocínio mental vai ser tido em consideração porque estamos num enredo psicológico. Mantenha-se calmo e espere pelo momento certo para retomar o assunto. Se acha que tem razão, não a vai perder se esperar um bocadinho.

FOQUE-SE NAS SOLUÇÕES E ASSUMA RESPONSABILIDADE NAS AÇÕES

red rose, love, romantic, couple, romance, gift, hugs, black and white,  true love, true love never dies, married couple | Pikist

 
Faça parte da solução e não do problema. Muitas vezes as pessoas tendem a focar-se nos problemas e em encontrar culpados. É irritante estar constantemente a repetir o erro de alguém! E, convenhamos, uma perda de tempo! É muito mais útil focar-se nas possíveis soluções. Centre-se sobre o que motivou o problema, que ensinamentos lhe trouxe. Peça ajuda se vir que não consegue sozinho. Está tudo bem em pedir ajuda.
É igualmente importante resolver os problemas com o seu companheiro, que ambos partilhem a responsabilidade, em vez de se culparem um ao outro, juntos podem trabalhar e encontrar uma solução. Mesmo que pareça mais fácil culpar alguém, a longo prazo, não é produtivo nem prático. Uma das maneiras de melhorar a relação é parar de culpar o outro, aceitar a responsabilidade e por o foco nas soluções.


Temos de nos lembrar de vez em quando que ninguém é perfeito. A evolução requer tempo, processos e um conjunto de tentativa erro. Por isso nada melhor que admitir os erros, pedir desculpas de coração e aprender a lição.
 

SEJA INTELIGENTE E DIGA O QUE SENTE

                        
Fale para fora, para que o outro entenda. Não retenha o que sente. Este é um dos problemas mais correntes nos relacionamentos, até mesmo entre amigos e família. Achamos que a outra pessoa já conhece o nosso problema, se nos comportarmos de determinada maneira eles vão perceber que estamos chateados. E normalmente isto não acontece. É melhor falar do que se passa conosco. Precisamos expressar os nossos sentimentos de uma maneira adequada, discuti-la com sabedoria e resolver o problema.


Guardar para nós desilusões, insatisfações e outras coisas que nos fazem sentir infelizes, não apenas agravam a situação como também a longo prazo nos irão debilitar emocionalmente. Mesmo sendo coisas pequenas, elas podem fragilizar um relacionamento. Podem mesmo pôr a sua saúde em risco e a sua vida em geral. Converse com o seu companheiro/a e faça-o entender o que sente, o que o deixa infeliz. Dê-lhe um tempo e oportunidade. O seu relacionamento ficará mais maduro, forte e a comunicação mais fluída.
 
 

 TENHA OBJETIVOS NA SUA RELAÇÃO


Decida o quer da sua relação para poder evoluir com ela. É importante ter objetivos no seu relacionamento de modo a que se vá apercebendo em que ponto está. Para tal pode responder às seguintes questões. Qual o tipo de relacionamento que tem? É apenas físico? A comunicação entre os dois é boa? Confiamos no nosso companheiro/a? O quão aberto/a somos um com o outro? Compreendemo-nos emocionalmente? Conseguimos conversar sobre tudo? Partilhamos a mesma perspectiva em relação à vida? Sentimo-nos unidos pela alma? Sentimos algum grau de unidade? Pode ver em que ponto está a sua relação observando qual o seu sentimento, pensamento e atitude sempre que interage com o seu companheiro/a. Se a relação for superficial ela tende a durar pouco tempo, não existe suficiente compreensão, confiança e harmonia.
 

DESFRUTE DE TEMPO COM QUALIDADE

A touch of color


Desfrute tudo o que de bom tem no seu relacionmento e, fique atento, não o considere como garantido. Se o relacionamento começa a ser duradouro tende a dar-se como garantido. Deixamos de o valorizar e esquecemos como a nossa vida seria solitária e monótona sem ele.

Passe tempo de qualidade com o seu/sua companheiro/a e mantenha a relação animada, cada relacionamento precisa de ser cuidado com amor e carinho para florescer. Se for deixado sozinho para de crescer podendo mesmo padecer. O amor é o alimento que faz a sua alma crescer. Quando estiverem juntos, desligue o celular, saia das redes sociais, e ofereça toda a sua atenção. Seja genuíno e mostre o que sente, demonstre-lhe o seu amor. Conversem, meditem, riam, brinquem e curtam seu amor.
  
É claro que não existem fórmulas mágicas, estas são apenas algumas dicas para ajudar a guiar um caminho mais sereno com relação a vida amorosa. Certo é que, viver um grande amor, requer cuidados e muita disponibilidade e acima de tudo, tem que sentir a vontade que dê certo.

Por isso, pare de achar que o amor pode ser buscado em cada esquina, ele está dentro do relacionamento que pede cuidados e muito zelo.  Experimente e não se esqueça de ser feliz!

Veja também: https://laircecardoso.com.br/romanceando/mais-que-um-simples-amor/

Siga-me: http://@lairce_cardoso_ofc

Sobre o Autor: Lairce Cardoso

|

Nasci no berço da família Cardoso, na cidade de Paranapuã, no interior de SP no dia 15 de Julho de 1.963. Sou a nona filha do Senhor Libério e da Dona Lindaura.

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)