Blog Lairce Cardoso

Lairce Cardoso

ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS

21 de março

ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS,OLHE PRA VOCÊ E PRA TODOS OS QUE SÃO IMPORTANTES NA SUA VIDA!

Há exatamente um ano, a notícia bombástica que um vírus vindo do outro lado do mundo poderia levar muitas pessoas à morte, sacudiu o mundo e abalou nossos alicerces. Um ano se foi e, ainda estamos tentando anotar a placa da jamanta que nos atropelou. Da gripezinha à tragédia, estamos driblando ora o medo ora a coragem, que se faz necessária, para nos manter em pé. Os sentimentos vão e voltam, diante de tantas polêmicas, dores e incertezas.

Antes que seja tarde

No meio desse caos, durante a execução de uma tarefa qualquer, às vezes a lembrança de um amigo amado ou de um ente querido vem à mente. “Preciso ligar para ele”, pensamos, mas mediante tantos afazeres e confusões, que permeiam nossos dias, voltamos ao que estávamos fazendo e os nossos diletos ficam apenas na recordação.

Vez ou outra, lembramos daquela viagem que desejamos fazer por toda nossa vida, mas ainda não conseguimos realizar. “Quem sabe nas próximas férias, se todo esse pandemônio tiver acabado”, dizemos a nós mesmos e silenciosamente, voltamos aos nossos compromissos.  

ANIVERSÁRIO APÓS ANIVERSÁRIO

Renovamos o compromisso de começar algo novo ou concretizar velhos sonhos. “Deste ano não passa” prometemos, porém a cada ano, nos convencemos menos quanto ao cumprimento dos juramentos que fazemos a nós mesmos.

E, assim vamos tocando a vida, sempre envolvidos com os problemas cotidianos, com o dilemas do mundo, conformados com a falta de tempo, os esquecimentos e a dificuldade de empreender no novo.

homem-arrependido - Quero Ficar Rico

Então nos enganamos, sempre à espera do momento propício, da época favorável ou da ocasião oportuna, que nunca aparece.

Quando damos conta, muito tempo se passou e transformou as pessoas, a coisas, os lugares. De repente, perdemos o contato com aquele amigo especial. O nosso ente querido, pode até já ter partido do planeta. A viagem adiada por tantas anos torna-se inviável. O sonho que tinha um brilho especial em nossa imaginação perdeu o encanto.

PRONTO, ENVELHECEMOS

Subitamente, num amanhecer qualquer, damos de cara com a maturidade, envelhecemos e ficou apenas o arrependimento do que deveria ter dito e não disse, do que deveria ter feito e não fez. Daí não adianta lamentar as decisões desnecessárias, pois não é mais possível consertar porque aquele tempo não volta mais. Só nos resta conviver com a sensação do gosto amargo na boca.

Mas, nem tudo precisa e nem deve ser assim. Eu acredito totalmente que todos nós podemos ser agentes da nossa história.

Por isso, avalie bem antes de abrir mão de algo que brilhe nos nossos olhos. Reveja suas atitudes e olhe se não vale batalhar por ele.  Proporcione a você mesmo, momentos preciosos que fará a grande diferença do seu estágio aqui no planeta Terra.  Curta as emoções da vida, antes que seja tarde demais.

Se tiver dúvida se vale a pena correr o risco, lembre-se que nos dias atuais, vivemos quase sempre, insatisfeitos e sufocados com o problemas pipocando o tempo todo ao nossos redor. Muitas vezes, sentimos uma vontade enorme de fugir, de se esconder, mas acabamos engolindo uma quantidade absurda de sapos, para se manter firme.  

ETERNIZE MOMENTOS

Talvez, não conseguimos mesmo evitar a correria do dia-a-dia, tampouco a intensidade dos acontecimentos, mas em meio a toda essa balburdia, se nos esforçarmos um pouquinho mais, poderemos criar momentos preciosos, que farão toda a diferença na nossa passagem por aqui. Momentos que talvez durem apenas alguns segundos, mas que serão eternizados em nossas lembranças. De pequenos gestos, mas com grandes significações.  

A rotina dos pequenos e a correria do dia a dia - Blog Saúde Infantil

Instantes que podem fazer o mundo parar de girar e tudo o mais deixar de existir, de tão maravilhoso que é. Hora de deixar o racional ir embora e apenas sentir. Por isso, antes que seja tarde, pense no que é essencial para a vida que quer viver. Isso tudo, aqui e agora, no momento presente, e não num futuro distante.

COMO FAZER ISSO?

Com gestos simples, mas carregados de muitos propósitos:

  • Comece resgatando as boas lembranças de tudo que já viveu
  • Ligue para aquele velho amigo que o tempo afastou
  • Revisite os lugares da sua infância e procure as marcas que você deixou.
  • Pare, por um dia que seja de exigir tanto de você mesmo e ria de suas travessuras, emocione-se com suas descobertas, reconheça quanto você caminhou.
  • Devolva a sensação de ser criança: libere sua imaginação, quebre todas as regras, viva intensamente cada momento.
  • Mate a saudades do colinho de mãe. Passe uma tarde com seu pai e aproveite e diga como ele é importante pra você. Converse com seus avós. Eles tem muitas histórias interessantes para contar. Se isso não for mais possível no plano físico, crie um momento especial e faça-o na sua imaginação, mas faça do jeito que puder.
  • Abrace seu filho e diga que sempre o amará. Antes que não dê mais tempo, faça as pazes com seus irmãos.
  •  No seu próximo aniversário, comemore com uma grande festa, ao seu estilo e seja seu principal convidado, mas transforme esse dia em uma ocasião especial.
  • Faça de um dia da semana um domingo e passe sem compromissos, sem planos, sem relógio.

SEJA CURIOSO

Deixe aflorar sua curiosidade e ande por caminhos onde você nunca esteve. Surpreenda-se com algo novo, nem que for dizer o “não” que nunca ousou.  Veja o sol nascer, a lua aparecer, conte as estrelas.

 Viva um grande amor, ainda que seja seu velho amor, desperte no seu amor a deliciosa sensação de ser lembrado por você. Faça alguém feliz, não importa quem.

Pare de reclamar dos outros, da saúde, do tempo. A vida é muito curta. Não guarde mágoa de ninguém no coração. Nunca fuja, não se omita, não se esconda. Não tenha motivos para se arrepender. Ame as pessoas, ame a si mesmo, ame a vida intensamente.

PRATIQUE A GRATIDÃO

Nos dias em que tudo dá certo, agradeça a Deus por ser tão generoso com você, e naqueles em que tudo parece dar errado, supere todos os obstáculos e faça os ajustes necessários, e agradeça também. Jamais desista de ser feliz.

Por fim, no dia que cruzar a passagem para outros mundos, levará consigo o único tesouro possível de carregar: os momentos preciosos que você viveu.

8 destinos de viagem perfeitos para quem quer paz e tranquilidade

(Adaptação do livro de Anderson Cavalcante)

Veja também: https://laircecardoso.com.br/pedacos-da-vida/e-se-a-sua-vida-fosse-um-filme/

Siga-me: http://@lairce_cardoso_ofc

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cartao-blog-1024x577.jpg
Sobre o Autor: Lairce Cardoso
Lairce Cardoso

|

Nasci no berço da família Cardoso, na cidade de Paranapuã, no interior de SP no dia 15 de Julho de 1.963. Sou a nona filha do Senhor Libério e da Dona Lindaura.

Deixe uma mensagem

Qual o seu nome?
Preencha com um e-mail válido
O seu endereço de e-mail não será publicado
Digite uma mensagem :)